Uma noite de espetáculos da produção cultural cristã de Altamira, promovendo a integração entre as denominações e proporcionando visibilidade a compositores e intérpretes da música cristã em Altamira. Esse é o resumo da primeira noite de apresentações da 2ª edição do Canto de Fé do Xingu (Canfex), um evento promovido pela Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
O Festival, que está acontecendo no mesmo espaço do Concerto Ambiental – Centro de Eventos Vilmar Soares – reuniu um animado público cristão na noite desta quarta-feira, abrindo a primeira noite o evento que teve 11 apresentações, sendo elas: a música ‘Ele vem’, interpretada pela cantora Samy Santos, a música ‘Vem me abraçar’, do cantor Jair Mendes, a música ‘Eis-me aqui’, do cantor Gabriel Leite, a música ‘É desse jeito’, da cantora Deusângela Sousa e a música ‘Se acalme mar’, do cantor Webert Duarte.
Pela primeira vez participando do Canfex, a cantora Samy Santos, da Igreja Ágape Pai para as Nações, apresentou a música ‘Ele vem’ e destacou a sensação de interpretar a canção de própria autoria. “Desde o ano passado, quando eu soube, eu já tinha música, só que não deu pra me inscrever, porque foi tudo muito em cima da hora. Mas esse ano eu já me preparei e consegui estar participando. É a primeira vez que eu tô participando, gostei e pretendo me inscrever mais vezes. É maravilhoso poder glorificar o nome do Senhor através das canções que Ele mesmo ministra no nosso coração, então eu fico muito feliz de estar engrandecendo o nome Dele”, relata.
Intérprete da música ‘Vem me abraçar’, o cantor Jair Mendes, da Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro Buriti, comenta sobre do que se trata sua canção e agradece a realização do evento. “Essa música, ela foi baseada no amor de Deus, precisamos do abraço de Deus sobre as nossas vidas. A sensação de apresentar foi uma das melhores, porque quando se fala e se trata do amor de Deus, é a única coisa que a gente não pode deixar de ter, é o amor de Deus sobre as nossas vidas. Quero agradecer toda a organização, está de parabéns e é um privilégio estar aqui, neste momento tão oportuno”.
Resultado de uma experiência divina, o cantor Gabriel Leite, da Igreja Ágape do Pai para as Nações, compôs a música ‘Eis-me aqui’ e decidiu apresenta-la no festival. “Essa música é de minha autoria, foi de uma experiência que eu tive com Deus, num momento onde eu estava indeciso e com problemas. E o Senhor falou muito forte ao meu coração e essa canção fala disso, de pessoas que às vezes estão aí andando por caminhos tortos, com ideias confusas na mente, mas que somente pelo Senhor, somente pelo amor Dele é que nós podemos nos reconectar e caminhar em direção à eternidade com Cristo”, comenta.
A segunda parte das apresentações, teve as músicas ‘Homem de dores’, da cantora Dina Silva, a música ‘Impacto’, do cantor Robson Costa, a música ‘Deus de Maravilhas’, do cantor Sabiá de Cristo, a música ‘Sou grato’ do cantor Yan Viana, a música ‘Jesus Cristo Pagou’, da cantora Yasmim Gonçalves. A noite foi finalizada com a música ‘Ao Deus de Israel’, da cantora Vitória Fonseca.
Com uma música voltada para o público jovem, o cantor Robson Costa da Igreja Quadrangular sede, interpretou a canção ‘Impacto’. Para o artista, o festival é uma oportunidade para incentivar a juventude cristã a se envolver no meio artístico. “Esse evento é muito legal, muito importante, incentiva quem está vendo, os jovens que estão começando. A música é uma área que ajuda muito a juventude a se livrar de outros caminhos que nem sempre são tão legais. Então, é muito bacana incentivar a criançada que está vendo”, afirma.
Incentivado pelos membros da Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro Independente I, igreja onde congrega, o cantor Yan Viana, agradece a segunda realização do evento realizado pela Prefeitura. “É muito gratificante ver que desde o ano passado a Prefeitura tem aberto portas para novos talentos, para pessoas demonstrarem o talento que têm, que cantam na igreja ou em eventos fora e tudo mais. Então muitas vezes a gente consegue ver que existem pessoas que têm talento, mas que não têm oportunidade de mostrar o seu talento para o público”, diz.
Vitória Santos Fonseca, da Igreja Quadrangular do bairro Jardim França disse que os encontros para os ensaios foram descontraídos para todos os candidatos. “[A preparação] foi maravilhosa, porque a gente pôde trilhar uma jornada de erros e acertos. Isso causou descontração, alegria, esse negócio de esquecer a letra causou uma brincadeira porque a gente fez amizade com várias pessoas daqui”
Os cantores tiveram como banda-base, os membros da banda municipal de música, composta pelo guitarrista Sildomar Torres, o tecladista Diego Carraro, no Baixo, o produtor musical JB Pereira, além do saxofonista Aurélio Ferreira, o trombonista Joel Jackson, o percussionista Robertinho e como baterista, Moabe Oliveira.
O corpo de jurados do festival é composto pelo músico Emanoel Santana Jorge, o guitarrista Elênio Sousa de Castro, o compositor Paulo Vieira e a produtora cultural Grah Podanosk, que avaliaram cada detalhe das apresentações.
“O nível foi muito bom, eu fiquei muito emocionada com todas as canções, feliz pela comunidade estar compondo suas próprias canções também. Em todos os segmentos a gente vê a cultura sendo fortalecida na sua base, as pessoas compondo e produzindo sua própria arte e fortalecendo a identidade cultural de Altamira. Eu acho que é uma grande oportunidade porque essas pessoas, esses grandes artistas, às vezes ficam escondidos da gente dentro das suas igrejas, das suas congregações. São bem conhecidos, como a gente viu, tem até fã-clube, e aqui é uma oportunidade da gente conhecê-los, apreciá-los e passar a acompanhá-los”, avalia a jurada Grah Podanosk.
Essa é a segunda edição do Canto de Fé do Xingu, realizado dentro das programações da 3ª edição do Concerto Ambiental. “Os objetivos do evento são difundir a prática das manifestações artísticas. A música é uma coisa que aquele que tem na veia, que tem ela na sua vida, além de gostar de fazer, é importante que ele também compartilhe isso. É um papel também do artista, seja ele do mundo da música secular, ou seja ele da cultura gospel, levar isso para as pessoas, para que mais pessoas possam apreciar a sua arte, a sua música, e quem sabe, se inspirar outras pessoas a vir a fazer música também”, destaca o coordenador do evento George Paez.
Nesta quinta-feira, 06 de junho, o II Canfex continua com a apresentação de mais 10 músicas, confira:
‘Os Sonhos de Deus’ da cantora Nara Santos;
‘Vem com tua Glória’, da cantora Ciene Luz;
‘Deus está em tudo’, da cantora Gil Rodrigues;
‘Onde eu devo estar’, da cantora Wemelly Kaity;
‘Graça infinita’, da cantora Pâmela Sousa;
‘Escolhido dos teus olhos’, do cantor Gideão Farias;
‘Salmos 150’, da cantora Nethy Silva;
‘Não tema’, do cantor Jones Jackson;
‘Amor cravado’, do cantor Railan Carvy;
‘Fortaleza’, do cantor Adriano Carreiros.
O Canfex acontece no Centro de Eventos Vilmar Soares, até sexta-feira, 07 de junho, com as apresentações sendo iniciadas às 20h. A entrada no evento é totalmente gratuita.