Foi aprovado na sessão da Câmara Municipal da terça-feira (11) o Projeto de Lei de autoria do poder executivo, que vai implementar em Altamira o Programa Municipal de Capacitação Profissional, denominado ‘Projeto Manus’, que permitirá a inserção no mercado de trabalho de jovens que estejam em faixa etária entre 16 a 18 anos e que nunca tenham tido oportunidade de trabalho remunerado.
Após ser transformado em lei, o Projeto Manus, de iniciativa da Prefeitura de Altamira, pretende dar aos jovens a oportunidade do primeiro emprego, incluindo a participação em cursos de formação profissional e estágio remunerado, de acordo com a afinidade e vocação de cada jovem e com a necessidade das secretarias e outros órgãos municipais que compõem a estrutura da prefeitura de Altamira.
Foi aprovada a proposta da prefeitura de remuneração de R$ 550 mensais para cada estagiário, sendo estabelecida a jornada de estágio de 4 horas diárias, totalizando 20 horas semanais.
Com a aprovação, os jovens de Altamira também terão a oportunidade de frequentar cursos profissionalizantes ofertados pela PMA, por meio da Secretaria Municipal de Integração Social (SEMIS), que será responsável pela execução do projeto, com a adequação pelo currículo escolar. Um dos principais objetivos é evitar o envolvimento de adolescentes e jovens com a violência e a criminalidade.
Um edital será divulgado para estabelecer as regras que irão compor o Processo Seletivo. Os técnicos da SEMIS e também da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), serão responsáveis pela seleção, dando a oportunidade do primeiro emprego para os jovens de Altamira.