Procon Altamira realiza mutirão para negociação de dívidas

A Prefeitura de Altamira anuncia o lançamento do RENEGOCIA, um mutirão de negociação de dívidas que será realizado pelo PROCON, e tem o objetivo de prevenir o superendividamento e proporcionar auxílio aos consumidores na negociação de suas pendências financeiras de forma mais acessível. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, do governo federal.

O RENEGOCIA começa na terça-feira, 01/08, e segue até o dia 11 de agosto, oferecendo aos consumidores em situação de superendividamento uma oportunidade para regularizar suas finanças e estabelecer novos acordos com bancos, concessionária de energia e empresas de telefonia. Os consumidores poderão procurar o PROCON Altamira, apresentando a documentação pessoal (Registro Geral ou Cadastro de Pessoa Física) e os contratos ou documentos equivalentes que comprovem suas dívidas.

“O programa Renegocia é do governo federal, e foi aderido pela prefeitura de Altamira, por meio do Procon, e é aberto a qualquer consumidor que queria negociar suas dívidas, e através do programa Pró consumidor possa fazer a análise dos valores e enviar para os fornecedores, valendo para operadoras de crédito, empresas de telefonia e energia, e também a possibilidade de negociar o valor do IPTU”, explica Cilene Brito, coordenadora do Procon/Altamira.

Poderão ser negociadas tanto dívidas bancárias quanto não bancárias, em conformidade com a previsão da Lei 14.181/2021, que abrange compromissos financeiros oriundos de relações de consumo, incluindo operações de crédito, compras a prazo e serviços de prestação continuada. As exceções incluem dívidas provenientes de contratos de crédito com garantia real, financiamentos imobiliários e crédito rural.

A parceria entre o PROCON Altamira e o Senacon assegura que os consumidores tenham suporte adequado e informações precisas durante o processo de renegociação, tornando-o mais transparente e justo para ambas as partes envolvidas.

~31

Serviço:

Lançamento do RENEGOCIA – Mutirão de Negociação de Dívidas

Data do lançamento: 31/07 (segunda-feira);

Horário: 8h30;

Local: PROCON Altamira;

Endereço: Tv. Deoclides de Almeida, n° 300, Bairro Brasília.