Profissionais da Semed recebem capacitação do Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil

0

A Educação de Altamira vem passando por um período de transformação, com a entrega de diversas escolas construídas, reformadas e ampliadas, além da valorização profissional com o pagamento do piso salarial para os professores.

Investimentos que garantem conforto, qualidade e eficiência na Educação de Altamira para servidores e alunos. Os investimentos englobam também a capacitação profissional, assegurando aos servidores a possibilidade de ampliar seus conhecimentos em diversas áreas.

E em mais uma ação de capacitação, a Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a abertura do Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) em Altamira. O Programa tem como objetivo ofertar formação continuada aos profissionais da Educação Infantil de Altamira com foco na oralidade, leitura e escrita, para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças com a linguagem escrita, respeitando as especificidades da primeira infância e as noções de leitura e de escrita como práticas sociais que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras neste ciclo de vida.

A gente espera com esse programa que melhore a prática do professor na sala de aula com os nossos alunos, que vão ser os mais beneficiados. Então desde criança, os alunos já vão ter esse contato com o mundo da leitura, eles vão ter um desenvolvimento de formações, acompanhados pelos professores constantemente na prática dele dentro da sala de aula. Então vai estar trazendo esse suporte pedagógico para o professor desenvolver a prática dentro da sala de aula com esses alunos baseado na leitura e na escrita”, relata a formadora do programa e professora, Ozenilda Salles de Sousa.

O LEEI concebe a apropriação da leitura e escrita como um longo processo que se inicia na educação infantil, que pode e deve ser trabalhado desde o berçário, preservando as especificidades que marcam esse primeiro momento da vida humana.

O Programa de formação acontece no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído em 2023, e tem como base a leitura e escrita na Educação Infantil.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade