Projeto ‘Altamira em Páscoa’ chega ao fim impulsionando o turismo e a economia de Altamira

Sucesso de público, potencialização do turismo, impulsionamento na economia e um espaço de lazer para as famílias altamirenses. Esse é o balanço das atividades do projeto ‘Altamira em Páscoa’, finalizado dia 7 de abril.

Ao longo dos quatro finais de semana de programação, o evento trouxe para a orla da cidade todo o encanto da Páscoa, com a maior coelha do Brasil, medindo 10 metros de altura, além da decoração do bolo gigante de coelhos e demais pontos turísticos ao longo da orla.

A criançada também curtiu bastante a programação, principalmente a Fábrica de Chocolate, espaço que proporcionou para a turminha momentos para a produção de chocolate, envolvendo as crianças dos projetos sociais da Prefeitura e também a criançada que visitou a orla nos dias de festa. O espaço recebeu 440 crianças, que usaram quase 100 quilos de cacau, 12 quilos de confete e 440 embalagens.

A coordenadora da ‘Fábrica de Chocolate’, Simone Passarelli, destaca os resultados com as atividades. “Foi muito divertido, as crianças adoraram, as crianças cantavam, elas brincavam e interagiam, não só com chocolate, mas faziam brincadeiras lúdicas relacionadas ao chocolate”, afirma.

Já pensou poder registrar uma foto ao lado dos coelhos gigantes? Na ‘Toca do Coelho’ a galera também teve essa oportunidade. Com muita diversão e carisma, os coelhos encantaram tanto os pequenos, como os jovens e os papais, que aproveitaram cada segundo ao lado dos personagens para fazer vários clicks.

O espaço também ofertou a chamativa pintura de rosto, onde centenas de crianças puderam se caracterizar como coelhos da páscoa. Durante todas as noites de programações, o evento atraiu para a Orla da cidade não somente os moradores de Altamira, mas também turistas de outras cidades da Transamazônica e até de outros Estados brasileiros.

Apresentações e aulões de dança também marcaram presença no evento com os grupos Ballet Art, Estúdio Thais Fima, New Dance e da Escola Municipal de Dança. Foram várias noites levando arte, dança e música na Concha Acústica. A banda municipal de música, roda de capoeira e fanfarra municipal também abrilhantaram muitas noites atraindo os olhares do público visitante da Orla e arrancando aplausos de quem estava na orla.

No último final de semana do Altamira em Páscoa, a programação recebeu uma apresentação e um reforço pra lá de especial. Os grupos folclóricos de Altamira, as rainhas do folclore e os casais caramboleiros encantaram os visitantes com apresentações de danças surpreendentes.

As expectativas para esse festival folclórico são as melhores possíveis, teremos uma grande estrutura e o festival em si já se diz, uma grande tradição cultural aguardada todos os anos pelos nossos altamirenses, por toda a sociedade, pelos municípios vizinhos que venham prestigiar esse grande show de magia, encanto e danças folclóricas. Então, a noite foi maravilhosa, uma noite espetacular que ficará marcada e guardada nas lembranças de nossa cidade”, afirma.

Diversos cantores e bandas musicais subiram ao palco e agitaram o público do evento, com apresentações da banda ‘Arapujazz’, da cantora Grah e convidados, da dupla Iran & Sabá, do cantor Derley, da cantora Jéssica Lopes, da banda ‘Ritmos’, do cantor Diorlando Gomes e do grupo ‘Irmãs pequeninas’.

Mas o evento não se limitou apenas ao turismo e a cultura. Em um espaço especial da orla, um conjunto de tendas instaladas para os vendedores de chocolate e artesanatos, transformou o local em um grande ponto comercial, impulsionando a economia de Altamira, tornando o chocolate da região ainda mais conhecido e apreciado na feira.

A Páscoa, que faz memória à Paixão de Cristo, também emocionou o público por algumas noites em que as Igrejas fizeram belíssimas apresentações musicais e teatros. A igreja Batista trouxe para o evento o ‘Coral de Vozes, Jesus Transforma’ e a Igreja Adventista apresentou um emocionante teatro encenando a ressureição de Jesus.

Wyllyam Farias, coordenador de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo, destaca a aprovação do evento pelos visitantes e as atrações mais bem avaliadas. “Na pesquisa que fizemos entrevistamos 136 pessoas, onde foi avaliado o trabalho de decoração e a organização do evento. Uma média de 77% aprovou o evento e a gente também identificou que a toca do coelho e a fábrica de chocolate foram os itens mais bem avaliados, que mais a população gostou. Além disso, a gente conseguiu identificar que as atrações musicais, principalmente as Irmãs Pequeninas, foram o auge do evento, conseguindo agregar bastante valor, bastante público ao evento, além das atrações musicais e a parte da dança dos grupos folclóricos do município de Altamira”, relata.

A Páscoa em Altamira não apenas superou as expectativas da Prefeitura em termos de economia, cultura e lazer, mas também proporcionou alegria e harmonia para visitantes e turistas. Recebendo o título de ‘a maior Páscoa do interior do Pará’, esta edição da festa marcou um momento de renovação da fé e fomentou a confraternização na cidade.