Projeto da Prefeitura de Altamira conta com mais de 70 profissionais de chocolate e tem inscrições abertas para nova turma

0

Altamira atualmente é sede do ‘Chocolat Xingu’, maior festival de chocolate da América Latina, que neste ano será realizado no mês de junho e promete repetir o feito, recebendo milhares de visitantes, além de gerar emprego e renda para a população.

Pensando nisso, a Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), em parceria com a empresa ‘Abelha Cacau’, visa qualificar os altamirenses sobre o manuseio e a confecção de chocolate, através do curso de chocolatier, integrado ao programa ‘Fruto de Ouro’, para que no festival, os profissionais do chocolate possam expor suas receitas, produzidas através do cacau.

Na terça-feira, 2 de abril, foi realizada a formatura da nona turma do programa, que formou mais 9 novos chocolatiers. A cerimônia contou a presença de 40 pessoas além de representantes da empresa Abelha Cacau, da Associação Consórcio Belo Monte (ACBM), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

As aulas da turma tiveram início no dia 08 de março e foram finalizadas no último dia 28, onde os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a fermentação, caracterização e seleção das amêndoas e subprodutos do cacau, além de aulas sobre empreendedorismo e marketing e também com nutricionistas.

O curso tem como objetivo fomentar a cacauicultura de Altamira e região, proporcionando a tecnificação dos produtores, estimular o empreendedorismo local, promover a geração emprego e renda a partir do beneficiamento do cacau, com a produção de chocolate e demais derivados.

O programa ‘Fruto de Ouro’, através do curso de chocolatier já formou 72 chocolatiers. Uma das profissionais formadas é Maria Elizete de Sousa Sá, que com os aprendizados que obteve no curso pretende produzir o cacau fino. “Eu quero ver se eu consigo fazer o cacau fino, fazer todo o processo de fermentação pra conseguir uma amêndoa de cacau fino para empreender. Porque eu já tenho plantação de cacau, só que eu ainda não faço esse processo de fermentação, então eu quero ver se eu consigo implantar esse processo na minha lavoura e me virar sozinha”, afirma.

Hernandes Vieira da Cunha, também é um dos mais novos chocolatiers de Altamira e conta que como já trabalha com confeitaria, irá qualificar ainda mais seu empreendimento. “A minha motivação de ter feito esse curso foi para agregar mais, como eu mexo na parte da confeitaria com vários doces gourmet e pela curiosidade de saber manipular o cacau, até fazer ele se transformar num chocolate pra pôr nas minhas receitas também. O que eu achei mais interessante é que eles não ensinaram só manipular o cacau, eles ensinaram da base até a parte que você pode empreender com o cacau. Gostei bastante do curso e me surpreendi”, disse.

A chocolatier Francisca do Espírito Santo Mora da Silva também é empreendedora e trabalha com vendas de bolos e trufas, e relata que achou interessante a produção de barras de chocolate. “O curso foi maravilhoso, foi muito bom. O que eu achei mais interessante durante o curso foi fazer as barras de chocolate, porque é um aprendizado que a gente vai levar para a vida toda, uma nova experiência. Aprendi receitas de chocolate que eu nunca tinha visto. Eu trabalho vendendo bolo no pote e trufas, então eu vou levar mais conhecimento para o meu negócio”, relata.

Para a Semagri, o maior objetivo do curso é fazer com que novas marcas de chocolate sejam criadas na região, por isso tanto empenho na realização deste curso e formação de quase cem pessoas. O projeto Fruto de Ouro não só forma chocolatiers, ele forma cidadãos, forma produtores profissionais no ramo cacaueiro porque eles aprendem a conhecer da planta ao produto final, que é o chocolate, fazendo amêndoas melhoradas e cacau fino.

O curso é destinado a produtores de cacau da região de Altamira e tem a duração de três semanas. As inscrições para nova turma do curso já estão abertas e oferta vagas limitadas. Os interessados devem procurar a sede da Semagri, na rua Osterno de Alencar Maia, n° 81, bairro Independente II, ou pelo telefone: (93) 99196-6976.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade