Na manhã da quinta-feira (15), ocorreu uma reunião com gestores municipais de Altamira e representantes da empresa Norte Energia, quando foi apresentado o Plano de Ação ‘Xingu+’ proveniente do Termo de Compromisso Ambiental firmado com o IBAMA. De 2021 a 2024 serão aplicados recursos da ordem de R$ 157 milhões no projeto, que pretende desenvolver ações em toda área do Trecho de Vazão Reduzida (TVR), da Volta Grande do Xingu, que percorre os municípios de Altamira, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio e Anapu.
O objetivo da reunião com a Prefeitura de Altamira foi o de apresentar e dialogar sobre as bases do projeto de saneamento básico, a ser executado pela empresa, na área do TVR que compreende o município. O Xingu+ foi estruturado a partir de seis eixos de atuação, sendo: Biodiversidade, Monitoramento, Social, Saúde, Comunicação e Saneamento e irá beneficiar as comunidades.
Dentro do eixo Social, os ribeirinhos e agricultores da região de Altamira, serão contemplados com recuperação de estradas e acessos, na localidade da Transassurini, entre a agrovila e o igarapé Ituna, com recuperação de 13,5 km e, na comunidade Mangueiras 11,5 km. E, no eixo da saúde haverá por parte da empresa construtora de Belo Monte, a contratação de um enfermeiro e seis agentes de endemias para atuar na região.
Os representantes da empresa informaram durante a reunião que na região da Comunidade Mangueiras, há a necessidade urgente do monitoramento, limpeza e análise da água dos poços artesianos já existentes, e, em caso de necessidade, abrir novos poços, trazendo melhorias nos sistemas individuais de saneamento com abertura de fossas sépticas e abastecimento de água.
Além do prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes e representantes da Norte Energia, participaram da reunião os secretários de Planejamento, Maia Júnior; Educação, Maxcinei Pacheco; de Viação e Obras, Sérgio Mota, e também o coordenador de Agricultura, Almir Uchoa Segundo.