Projeto de cidadania da Prefeitura de Altamira beneficia milhares de pessoas

­­­­­­O projeto ‘Prefeitura Presente’, idealizado e promovido pela Prefeitura de Altamira, atua com o objetivo de levar ações de cidadania para os bairros e demais localidades de Altamira, aproximando a população da administração municipal e facilitando o acesso a serviços essenciais.

A iniciativa, inédita e pioneira no município, oferece diversos serviços de cidadania como emissão de documentos, aplicação de vacinas, consultas médicas, realização de exames, palestras e orientações sobre programas sociais, espaços para lazer e bem-estar e atividades educacionais.

Ainda em 2023 a Prefeitura deu início às caravanas que levavam serviços para os bairros mais afastados da cidade. Mas neste ano de 2024, precisamente no mês de janeiro, dia 13, as ações passaram a ser semanais por meio do projeto que recebeu o nome de ‘Prefeitura Presente’.

Integram o projeto, todas as secretarias da administração municipal, com o intuito levar aos moradores ações e serviços necessários de cidadania. A Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), está contribuindo com a doação de 557 mudas de cacau, jatobá, jaboticaba, andiroba, ipê, açaí, muruci, goiaba, bacaba, café e manga.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e de Articulação da Cidadania (Segmuc), por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), tem realizado o credenciamento de estacionamento para idosos, pessoas com deficiência física e autistas. Até o mês de abril o departamento já emitiu 26 credenciais.

Os altamirenses também usufruem dos serviços de saúde, ofertados por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que até este mês de abril já realizou 860 consultas médicas, 760 testes rápidos, 481 testes de glicemia, 682 receituários, 430 cartões SUS, 1.090 vacinas, 406 aferimentos de pressão, 203 pesagens para o programa ‘Bolsa Família’, 20 consultas ginecológicas e 5 consultas sobre o DIU. Mas não foram somente os humanos os beneficiados pelas ações de saúde, o projeto também já aplicou 639 vacinas antirrábicas em cães e gatos e realizou 49 consultas veterinárias.

Por meio da Secretaria Municipal de Regulação Urbana (Serurb), foram realizados, até agora, 840 atendimentos sobre o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.

Atividades educacionais também fazem parte do cardápio social. Por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foram realizadas 325 atividades de alfabetização e letramento, além de outras 325 em atividades de leituras.

A Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social (Semaps), em parceria com a Polícia Civil e o Governo do Estado, já realizou a emissão de mais de mil carteiras de identidades e segue com os atendimentos semanais no Prefeitura Presente. A secretaria realizou ainda a inscrição em programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura de Altamira. É o caso do programa ‘Criança Feliz’, com 33 novas pessoas inscritas, o CRAS com 91 novos inscritos, 248 novas pessoas no CadÚnico, 213 no Sistema Nacional de Emprego (Sine), 229 no programa ‘Bênção’ e 69 novos inscritos no projeto ‘Esperança’. Além dos programas sociais, a pasta também ofertou serviços de beleza, com a realização de 364 sobrancelhas e 502 procedimentos capilares.

O ‘Prefeitura Presente’ conta com a participação de profissionais da rede municipal, além de voluntários e, a aceitação dos moradores dos bairros que buscam e participam de forma efetiva de tudo o que é disponibilizado em cada escola, em cada bairro, a cada nova semana. A ação já percorreu os bairros Santa Benedita, Jatobá, Casa Nova, Água Azul, Paixão de Cristo, Buriti, Bonanza, Alberto Soares, Sudam II, Liberdade, São Joaquim, Bela Vista, Mutirão e Jardim Altamira, além da Agrovila Sol Nascente.

Neste sábado, 20 de abril, será a vez dos moradores do Bairro Colina receberem as ações do projeto. O evento será realizado na escola EMEIF Nova Colina, localizada na rua WE-7, n° 1055 e terá início às 08 horas da manhã.

Confira os serviços que serão ofertados:

Emissão de RG (100 fichas)
Orientações sobre os programas ‘Minha Casa, Minha Vida’ e ‘Meu Lugar’
Emissão de cartões SUS
Farmácia
Doação de sangue
Consultas médicas
Consultas ginecológicas
Consultas pediátricas
Vacinas
Testes rápidos
Orientações sobre o DIU