“Viemos ajudar o meio ambiente, limpar e conservar a praia. A gente tá aqui não só para manter a praia limpa, mas sim para Altamira e toda a população”, afirma Daniel Da Costa que é do grupo de escoteiros Impeesa, e falou sobre a importância de ajudar o meio ambiente, ao participar da ação de limpeza do projeto ‘Nossa Praia Sempre Limpa’, que aconteceu na manhã do sábado, 11/11.
Com o intuito de garantir a preservação das praias do município, o projeto ‘Nossa praia sempre limpa’ da prefeitura de Altamira, realizou o mutirão de limpeza que contou com 103 voluntários e retirou 1,2 tonelada de lixo como garrafas de vidro e de plástico, embalagens e sacos deixados por banhistas e usuários das praias e que acabam indo para o rio Xingu.
Silnara Bento é bióloga e atua na Secretaria Municipal da gestão do Meio Ambiente, e fala sobre a quantidade de ações de limpeza realizadas desde o ano de 2021, e é executado pela Semma com parceria de instituições privadas, públicas e a sociedade civil e tem chamado a atenção da população de Altamira.
“A gente tem divulgado imagens, dados da grande quantidade de resíduos que a gente tem encontrado não só na praia, mas também no Rio Xingu. A gente tem conseguido retirar esse material, e a gente também tem feito trabalho de sensibilização ambiental, conversando com a população que costuma frequentar esses locais, e conversado sobre a importância manter ele sempre limpo, porque a praia da orla é não só um local de lazer, mas também um ponto turístico”, explica Silnara.
O empenho e os inúmeros esforços das equipes de educação ambiental da Semma para manter os espaços públicos preservados, contou com o apoio de 20 escoteiros, e coordenados por Vancicley Moura, chefe de escoteiros e falou sobre a participação das crianças no projeto de limpeza.
“A gente tá aqui exclusivamente para melhorar o entendimento das crianças sobre a limpeza, consciência sobre o meio ambiente e o que eles têm que fazer. E também para crescerem com consciência do que já sabem o que tem que fazer”, afirma Vancicley.
A educação da população sobre o descarte irregular de lixo nas praias ou nas margens dos rios é crucial para promover uma mudança significativa no cenário ambiental e turístico de Altamira. O descarte inadequado não apenas compromete a beleza natural desses locais, mas também afeta a qualidade da água, e ao cultivar uma mentalidade ambientalmente responsável, cada cidadão contribui para a preservação e também, a construção de um futuro mais sustentável.
A ação contou com o apoio da SEMTUR, SEGMUC (Defesa Civil e Guarda Municipal), Norte Energia, CREAX, UEPA, UFPA, Faculdade Serra Dourada, Rotary Club, Xingu Adventure, Grupo de Escoteiros IMPEESA, Grupo de Escoteiros Ubirajara Marques Umbuzeiro e Corpo de Bombeiros.