Quase 100 pets são atendidos na segunda ação do Castramóvel da Prefeitura

0

Controlar a população de animais em Altamira. É com esse objetivo que a Prefeitura, lançou o inovador e revolucionário Castramóvel. O veículo é equipado com todo o aparato necessário para realizar a castração de caninos e felinos com total segurança.

Na primeira ação, realizada no bairro Lama Negra, quase 50 pets foram castrados. Desta vez, a ação chegou aos moradores do bairro Buriti, que não perderam a oportunidade, levando 90 pets para realizarem o cadastramento, e destes, 80 foram castrados.

Dos 80, 3 são de dona Délma Pocinho dos Santos, que aproveitou a ação para levar ‘Naruto’, ‘Charlotte’ e ‘Belinha’. Essa última foi adotada por Délma há 2 anos, quando estava totalmente descuidada em situação de abandono na rua. Comovida, a auxiliar de serviços decidiu arrecadar dinheiro para realizar todos os procedimentos de bem-estar para a cachorrinha. Passados dois anos de muito cuidado e carinho, ‘Belinha’ hoje é um pet feliz e bem cuidada. “Ela é uma cachorra muito meiga, muito carinhosa e hoje eu trouxe ela hoje pra poder fazer a cirurgia dela”, conta.

A tutora de ‘Belinha’ destaca que a ação do Castramóvel beneficia principalmente as pessoas que não possuem recursos para realizar a castrações dos pets. “É uma oportunidade boa, principalmente para as pessoas que não tem condição de fazer uma cirurgia que é muito cara, e os remédios também, que muita gente não tem dinheiro para poder comprar, então é muito ótimo para poder castrar os bichos, não deixando eles procriarem para as pessoas não têm condições”, relata.

Idealizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), o serviço de castração também dispõe da realização de exames pré-cirurgia, além do fornecimento de remédios e acompanhamento dos pets no pós-cirurgia.

Imagine cuidar de 30 animais. Agora diminua essa quantidade para 10. Essa é a história da moradora Maria de Ribamar Furtado, que num passado não muito distante chegou a ser tutora de 30 pets, mas com o passar do tempo diminuiu essa quantidade para 10.

Na ação do Castramóvel no bairro onde mora aproveitou para levar a pet ‘Izabele’, integrante dessa enorme família. Agora com seu pet castrada, Maria só tem agradecimentos pelo serviço realizado. “Eu acho um trabalho muito interessante e necessário, por causa que tem muitos animais abandonados, e a necessidade de um serviço como esse já era muito grande, e para mim está sendo muito bom, e eu acredito que para muitas famílias também, que não têm condições de estar castrando seus animais”, diz.

A médica veterinária e coordenadora do Castramóvel, Karina Lopes, destaca o modelo itinerante de atuação do veículo, que alcançará a todos os moradores de Altamira. “O Castramóvel está superequipado, tem todos os monitoramentos, tem duas equipes, uma atuando nas cirurgias e outra atendendo as pessoas. Então, essa clínica móvel vai rodar em todos os bairros de Altamira, pra levar a mais comodidade, mais facilidade para as pessoas trazerem seus pets para a castração e é tudo gratuito”, afirma.

E as ações do Castramóvel não param. Os moradores dos bairros Jatobá e Água Azul serão os próximos a serem beneficiados pela iniciativa na escola EMEI Florêncio Filho. Nos dias 22 e 23 de maio serão abertos os cadastros e nos dias 27 a 29 serão realizadas as castrações. Ao todo, serão distribuídas 100 fichas, sendo 50 para cães e 50 para gatos. O Castramóvel atende pets de 6 meses até 5 anos de idade e especificamente animais sem raça definida (SRD).

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade