Com textos que reúnem uma rica diversidade de gêneros textuais, como poemas, contos, entrevistas e biografias, os alunos do 6° ao 9° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Ulysses Guimarães, apresentaram a coletânea textual “Xingu: Histórias em Prosa e Versos”.
Os textos nos convidam a explorar a riqueza cultural, histórica e natural da nossa região, por meio de olhares curiosos e sensíveis dos estudantes. Cada texto da coletânea é uma janela para um universo de histórias e sentimentos no qual a palavra se transforma em ferramenta de expressão e arte.
A coletânea foi construída ao longo deste ano letivo, e é composta por histórias originais de alunos do projeto “Alunos Escritores”, que existe na escola desde 2019. Essa é a quarta edição de coletâneas realizadas pelo projeto e foi lançada no dia 27 de novembro, no Teatro Municipal Jarbas Passarinho.
No projeto pedagógico, os jovens autores tiveram a oportunidade de expressar suas ideias, emoções e reflexões, registrando o fruto de seu esforço criativo para a posteridade. O projeto foi desenvolvido sob a orientação dos professores Adriana Ranzani Gimenes Almeida, Francisca Oliveira da Cruz e Jairo de Sousa, que atuaram como coordenadores e orientadores, além das professoras Scheyla Vanessa Ribeiro Reis e Altamira Souza Teles, que atuaram como colaboradoras e participantes.
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano, aprofundar o conhecimento da escrita, da fluência leitora e da língua portuguesa pelos alunos, junto às diretrizes pedagógicas das escolas, o projeto “Alunos Escritores” tem transformado o desempenho escolar dos alunos. “Esse trabalho é mais do que uma simples reunião de textos; é um testemunho do poder da escrita na formação de sujeitos críticos, criativos e reflexivos. Cada linha escrita reflete não só o aprendizado acadêmico, mas também o desenvolvimento pessoal de nossos alunos que compartilharam suas vozes com orgulho”, afirma o professor Auristelio Mendes, diretor da escola Dr. Ulysses Guimarães.
Além de aprofundar o conhecimento da língua portuguesa, o projeto “Alunos Escritores” contribui com a formação artística e cultural, fomenta a arte da escrita e promove uma maior motivação dos alunos com as atividades realizadas pela escola. Os resultados das atividades do projeto são de uma aprendizagem incalculável, pois os estudantes escrevem, leem mais, analisam os próprios textos e ampliam o conhecimento literário e interpretativo.
Texto: Socorro Bragança – Ascom/Semed-PMA