Secretaria de Saúde promove megaoperação de combate à dengue

0

A Prefeitura de Altamira, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (Sesma), de Obras, Viação e Infraestrutura (Semovi), está trabalhando intensamente no combate à dengue para evitar proliferações e uma possível ação emergencial de saúde na cidade.

Com o objetivo de evitar problemas causados pelo aumento do número de casos de dengue no município, foi montada uma megaoperação com o trabalho de agentes de saúde e servidores do Departamento de Limpeza Pública. Essa megaoperação contará com apoio e empenho dos servidores da Sesma e servidores da Semovi.

A ação será realizada da seguinte forma: os agentes de endemias atuarão em cada bairro, onde as equipes do ‘Prefeitura Presente” estiverem trabalhando, visitarão os moradores para verificarem de perto os quintais, os jardins e orientarem quanto aos cuidados que devem ser tomados diariamente. Uma das preocupações da coordenação de endemias do município é o baixo número de notificações, o que norteia as atividades dos agentes, além de promover as iniciativas de ações intensas.

Dados epidemiológicos de 2024 em Altamira:

  • Notificados em janeiro de 2024 – 59
  • Notificados em fevereiro de 2024 – 114
  • Positivos em janeiro de 2024 – 9
  • Positivos em fevereiro de 2024 – 2

Francisca Dilma Moreira da Silva, moradora do bairro Liberdade, aprovou a ação. “Foi boa, porque estão prestando atenção, olhando e tomando providência. A ação foi importante porque até nas beiradas da caixa tinham focos do mosquito que a gente não via e agora estamos vendo e entendendo que precisa limpar tudo e todo dia, para que os bichos não vivam mais”, relata.

Reis Oliveira, enfermeiro e integrante da vigilância epidemiológica, pontua as ações que estão sendo tomadas. “Esse trabalho já vem começando desde o bairro Bonanza, onde a gente está situando a educação em saúde com a população e também está levando a questão da limpeza, para acabar com os focos e larvas que encontramos”, afirma.

O enfermeiro também orienta a população acerca de cuidados que podem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito. “Coloque vasilhas e garrafas jogadas para baixo, caso elas estejam para cima, para não acumular água no fundo delas. Os pneus também, se tiver pneu em casa, fazer limpeza ou deixar num local arejado, seco, justamente para evitar que tenha esse acúmulo. E também as calhas, a gente sabe que as calhas podem acumular um pouco de lixo e podem acumular água por conta disso. Então, a população, em modo geral, tem que fazer essa limpeza da casa para a gente chegar e conseguir combater da melhor forma, porque 80% dos casos é em cima das residências domiciliares” acrescenta.

Para evitar um possível surto de dengue, a coordenação de endemias do município, em parceria com demais órgãos municipais, seguirá realizando a megaoperação no município. “Acreditamos que desenvolvendo uma ação em parceria com os setores competentes, além de unir as forças com a comunidade, ao promover a retirada de entulhos, resíduos, limpeza de calçadas, além da disponibilização do hipoclorito para tratamento da água nas residências, seja possível evitar um possível surto”, expressa Flávio Santos, coordenador de Vigilância em Saúde de Altamira.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade