No dia 09 de dezembro 2022, foi realizada a cerimônia solene de colação de grau da primeira turma de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, da EMEIF Indígena Bep Pryti, que fica localizada na aldeia Mrôtidjam à margem esquerda do Rio Bacajá, na Terra Indígena Trincheira Bacajá povo Xikrin, a 560 km da sede do município.
Essa foi a primeira colação de grau dos alunos do 9° ano do ensino fundamental na aldeia Mroritjidjan. Vale ressaltar que o Sistema Modular de Ensino foi implantado no polo educacional no ano de 2019 e que a Secretaria Municipal de Educação de Altamira (Semed) atende o povo Xikrin em sua escolarização.
O Ancião da aldeia Mrôtidjam, Karangre Xikrin, nos deu o seguinte relato:
“Estou muito emocionado porque estou vendo pela primeira vez aqui na aldeia meus netos participando de uma formatura e também estou emocionado por ver o meu filho aqui na mesa como representante dos professores Xikrin. Estou muito emocionado, de coração”.
Durante a cerimônia, todos os formandos decidiram falar em forma de agradecimento ao apoio dos familiares, professores e comunidade. Houve também a fala do orador da turma: Bep Kupeiti Xikrin:
“É um imenso prazer representar os meus colegas de turma, e começo a minha fala, primeiramente oferecendo a nossa gratidão a Deus pela formatura do ensino fundamental. Que o criador nos ilumine, alimente a nossa vontade de evoluir e nos dê discernimento para fazer as melhores escolhas.
Agradecer também a nossa querida professora que foi além de apenas ensinar o que estava no plano de aula: Nos ensinou valores, respeitou nossas limitações, repetiu os conteúdos quantas vezes foram necessárias, com muita dedicação e sutileza, ela foi simplesmente incrível.
Agradecer a todos os familiares que apoiaram seus filhos a estudar e mostraram o quanto é importante o estudo.
E aos meus colegas de turma: a partir de agora nossas vidas terão um novo ciclo! Pois teremos a responsabilidade de darmos continuidade aos nossos estudos iniciando o Ensino Médio”.
A colação de grau encerrou-se com muita emoção e alegria do povo Xikrin e com o sentimento de dever cumprido da Secretaria Municipal de Educação, que tem a honra e a alegria de fazer parte desta história de luta e vitória para os povos indígenas do Médio Xingu.