Secretaria Municipal de Educação realiza curso de aperfeiçoamento para coordenadores pedagógicos da rede pública municipal de ensino

As equipes da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Formação Continuada e de Avaliação Externa, da prefeitura de Altamira, realizaram nos meses de março a maio desse ano, o curso de aperfeiçoamento para os coordenadores pedagógicos da rede pública municipal de ensino, intitulado “O papel do coordenador pedagógico: o foco na qualidade, equidade e excelência do processo de ensino e de aprendizagem”.

“Espetacular! O adjetivo que poderia definir o curso oferecido pela Semed. Sem dúvida, o melhor, pois para exercer a função de coordenador não é apenas ter mais um curso de pós ou uma licenciatura, é preciso foco, precisão e muito planejamento. E nesses dias que tivemos esses encontros pude perceber o quanto precisamos evoluir nesse assunto, estamos buscando o foco principal, o aprendizado das crianças, e por meio da ludicidade, das brincadeiras e dinâmicas tivemos a oportunidade de conhecer a cada detalhe para executar essa tarefa”, afirma Vagner da Silva Lopes.

Com encontros de estudos e reflexões das situações que precisam ser revistas nas atribuições do coordenador pedagógico e seu posicionamento frente ao seu trabalho pedagógico, centrado na epistemologia da prática, visando melhorar o processo de ensino e de aprendizagem que vem sendo evidenciado nas avaliações externas como indicadores a ser melhorados pela rede municipal de ensino público.

“Assumir uma coordenação pedagógica é um desafio constante, pois são muitas atribuições e desafios diários a serem enfrentados. Em março de 2023, a Secretaria Municipal de Educação de Altamira nos proporcionou a Formação de Coordenadores Pedagógicos dividida em 3 módulos e que enriqueceu o meu trabalho. Um curso como esse só vem para somar em meu currículo no enfrentamento dos desafios constantes e para validar a certeza da necessidade de se aperfeiçoar”, disse a coordenadora pedagógica Edlane Barradas.

Para a coordenadora pedagógica Maria Lima, o curso de aperfeiçoamento dos coordenadores foi uma ótima oportunidade de adquirir novos conhecimentos.

“Contribuiu bastante na minha formação e na minha rotina. Agradeço pela oportunidade e que possamos ter mais vezes esses momentos a fim de que possamos cada vez mais aprimorar nossos conhecimentos”, enfatizou.

O encerramento do curso ocorreu no dia 02 de junho no auditório da SEMED e reuniu os coordenadores que participaram da formação.