Com pula-pula, pintura facial, personagens de desenhos e apresentações culturais, a Casa da Cultura foi o local escolhido para receber na noite da segunda-feira, 13/11, a cerimônia de abertura da II Semana do Bebê, que é uma ação estratégica para o processo de certificação do ‘Selo Unicef’, articulado pelas Secretarias de Saúde (Sesma), Educação (Semed) e de Assistência e Promoção Social (Semaps) , em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O evento teve início dia 13 e vai até o dia 17 de novembro, com o tema: “Proteção Integral só com Trabalho Intersetorial”.
Com o objetivo de apresentar propostas para discutir as políticas públicas para a primeira infância, a Semana do Bebê reforça a importância das ações, projetos e programas voltados para a primeira infância para tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios.
“E com essa ação intersetorial, a gente mostra pra sociedade o cuidado que a gente já tem com as crianças da primeira infância, então é importante para divulgar as ações já realizadas nos CRAS, nos projetos e programas da Semaps no qual a gente dá total apoio ao cuidar da primeira infância e assegura o direito integral das crianças”, afirma Patrícia Lucena, supervisora do Programa Criança Feliz, que através do CRAS trabalha com o público da primeira infância, desde a gestação até os 3 anos de idade, e para as crianças deficientes, o atendimento vai até os 6 anos.
A 2ª edição da ‘Semana do Bebê’, em parceria com UNICEF está sendo um sucesso
Um dos momentos mais aguardados da semana foi a escolha do Bebê Prefeito, um gesto simbólico que envolve a entrega da chave da cidade ao primeiro bebê nascido na cidade, após a abertura da “Semana do Bebê”. Gael, nascido no Hospital Geral de Altamira, foi escolhido com base em critérios como a carteira de vacina atualizada da mãe, destacando a importância do cuidado pré-natal.
A mãe do “Bebê Prefeito”, Francineia Miranda, enfatizou a relevância do pré-natal, incentivando outras gestantes a seguir as orientações de saúde. A Coordenadora da Estratégia de Saúde, Meirislene Balieiro, ressaltou que a iniciativa da UNICEF visa estimular as gestantes a aderirem ao programa do pré-natal, destacando a importância desse cuidado para o bem-estar futuro das crianças.
O Secretário Municipal de Saúde, Waldecir Maia, enfatizou a importância da “Semana do Bebê” como uma oportunidade para alertar sobre a necessidade de cuidados redobrados com as crianças. Ele destacou ainda, o apoio da Prefeitura Municipal de Altamira nessa ação conjunta com as secretarias municipais e iniciativa do UNICEF, como um sinal do compromisso da gestão municipal com o bem-estar das crianças e a preocupação com a saúde de todos no futuro.
Ações diárias de pura diversão
E na manhã desta quinta-feira (16), a Creche Ademar Teixeira, no Sudam II, foi palco de um momento cheio de sabores e dinamismo, especialmente pensado para as crianças especiais daquela Instituição. O “Piquenique Inclusivo” foi repleto de atividades lúdicas para os pequenos que aproveitaram para se divertir e fazer muitas descobertas.
Para a Diretora da Creche, Marinilza Maia, é um prazer para toda a equipe da Creche Ademar Teixeira, participar da segunda “Semana do Bebê”. “Esse piquenique é uma forma de comtemplar, confraternizar, além de incluir os pequenos nas atividades dessa 2ª edição da “Semana do Bebê”, afirmou a diretora.
A Chefe de Educação Especial e Inclusiva da SEMED, Márcia Priscila Saraiva diz que a “Semana do Bebê” é relevante para todos da educação, além de outros segmentos ligados às crianças. “A interação social e pedagógica no ambiente fora da sala de aula, especificamente, é algo que gera resultados bastante positivos no progresso das crianças que participam”, ressaltou Márcia Priscila.
Encerramento da II Semana do Bebê
Na sexta-feira, 17/11, acontecerá a I Jornada Científica da Semana do Bebê na UEPA com início a partir das 8h, com mesa de abertura, o coral das crianças do Projeto Esperança, mesas redondas, mini cursos e um mamaço às 17h.