O Conselho Municipal de Educação de Altamira funciona no prédio da EMEF Dom Clemente Geiger, no Bairro Brasília, desde o ano de 2011, e daquela época para cá não passou por nenhum tipo de reforma. No ano de 2019 foi solicitado à Secretaria Municipal de Educação a reforma predial dos três pisos do Conselho e segundo relato do Secretário Executivo do CME, foi enviado um técnico fazer as medições de todas as repartições a fim de definir por meio de orçamento, quanto seria necessário para reformá-lo, mas ficou apenas no papel.
No dia 18/03/2021, o então presidente do CME professor Lucivan Gonçalves de Sousa em ofício, solicitou uma inspeção técnica do Corpo de Bombeiros Militar de Altamira e no dia 09 do mês de abril de 2021 realizaram a vistoria e a análise de todas as repartições do Conselho, bem como de toda a estrutura, onde foram detectados sinais de trincas, fissuras, rachaduras, mofos e infiltrações nas paredes e até mesmo oxidação e corrosão nas estruturas de sustentação metálicas da cobertura do prédio, o que sem dúvida compromete toda a estrutura do edifício e da segurança dos usuários. Diante disso, o Corpo de Bombeiros solicitou providências urgentes para que seja feito um laudo técnico estrutural, a fim de que sejam sanadas as problemáticas e suas possíveis soluções.
O Conselho passa por uma série de dificuldades no que tange à segurança e saúde dos servidores e de todos que têm acesso ao prédio, uma vez que desde a porta de entrada, portas de aço e blindex possuem problemas. Quando chove a água invade toda a parte do protocolo, comprometendo as documentações processuais das escolas. Outro agravante é o desgaste das divisórias das repartições do conselho, pois o cupim já corroeu todas as partes de compensado. Por ser um ambiente sem ventilação, há um agravante quanto à insalubridade causada pelos mofos nas paredes por conta das infiltrações, faltam manutenções e trocas das centrais de ar, melhorias na iluminação dos ambientes por falta de lâmpadas, etc.
Na manhã de sexta-feira, dia 23/04/2021, o Secretário de Educação Maxcinei Ferreira Pacheco e a chefe de Gabinete da SEMED professora Kátia Mirella estiveram no prédio do Conselho Municipal de Educação para verificarem de perto a situação. Essa visita é de suma importância, uma vez que o CME precisa de um olhar diferenciado, pois este órgão, assim como a Secretaria Municipal de Educação, Conselho de Alimentação Escolar (CAE), o Setor de Alimentação Escolar e Conselho do Novo FUNDEB, faz parte do Sistema Municipal de Ensino e, tem grande significância para a educação do município.
Diante de sua visita, e da confirmação dos fatos, o Secretário Municipal de Educação ofereceu ao CME, provisoriamente, as salas ociosas da EMEF Dom Clemente Geiger por medidas de segurança e orientou ao professor Waldemir Bragança, Secretário Executivo do Conselho, o esvaziamento das instalações atuais já na próxima semana, comprometendo-se em tomar as devidas providências, sendo a primeira delas, o envio de um engenheiro para realizar o Laudo Técnico Estrutural de todo o prédio.
A visita foi realizada seguindo todas as indicações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19.
Texto e fotos: ASCOM SEMED