SEMED E SESMA DEBATEM SOBRE O DOCUMENTO ORIENTADOR DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)

Ocorreu uma reunião entre integrantes da Secretaria de Educação (SEMED Altamira) e da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), na segunda-feira (17), para a discussão da participação do município e a sua adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE), avançando para o desenvolvimento das ações, os processos de registro e envio de dados, o monitoramento e avaliação das ações do Programa e o repasse de incentivos financeiros de custeio.

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa a contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes de ensino educação básica, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento da vulnerabilidade, na ampliação do acesso aos serviços de saúde, na melhoria da qualidade de vida e no apoio ao processo formativo dos profissionais de saúde e educação. Desse modo, é imprescindível que as ações do PSE estejam inseridas no Projeto Político Pedagógico da escola (PPP), levando-se em consideração o respeito à competência político-executiva dos estados e municípios, à diversidade sociocultural das diferentes regiões do país e, à autonomia dos educadores e das equipes pedagógicas.

Ressalta-se que a participação do município no PSE ocorre mediante adesão ao ciclo bienal e no desenvolvimento de doze ações essenciais, e outras de interesse do município, de acordo com as questões locais que envolvam o público do Programa. Isso significa que o município pactua um determinado número de escolas, estudantes e ações a serem realizadas por um período de dois anos. Ao final de cada ano do ciclo, a gestão federal informa o balanço do monitoramento realizado a partir das informações registradas, enviadas e validadas no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB).

Para o PSE, a escola é vista de forma integral e como dispositivo social de relação familiar e comunitária e desse modo, visa a promover a integração das diretrizes da Saúde e da Educação para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes e da comunidade onde estão inseridos.

“A reunião com os diretores de escolas e creches prioritárias do município foi de suma importância para alinhar as práticas do PSE – Programa Saúde na Escola. Na ocasião, além da apresentação das ações ficou definido o calendário para realização das atividades que serão executadas pela equipe no NIM – Núcleo Integrado Multidisciplinar,” relata Julianna Costa, fonoaudióloga da SESMA.

Texto: ASCOM SEMED Altamira

Fotos: ASCOM PREFEITURA DE ALTAMIRA