SEMED E SESMA VISITAM ÁREAS RIBEIRINHAS DE ALTAMIRA

Foi durante uma visita realizada em regiões ribeirinhas de Altamira, na última quarta-feira (21), que a Secretária Municipal de Saúde, Romina Brito, e o Secretário Municipal de Educação, Maxcinei Pacheco, puderam ver de perto a realidade dos moradores da comunidade da ilha do Chicote, por onde só se tem acesso pelo rio Xingu, e se leva em média 2h de voadeira, para chegar até o local. A equipe contou também com a presença do engenheiro civil, André Barcelos, da Secretaria Municipal de Planejamento.

A visita à localidade se fez com o principal intuito de levar ações estratégicas e direcionadas a atender essa parcela da população altamirense que mora às margens do rio Xingu. O primeiro local visitado foi o espaço que abriga a Escola Paulo Freire localizada no lote Santa Maria, na região da gleba Assurini, que está com condições precárias e atende uma turma de nove crianças que estudam do 2° ao 5° ano do ensino fundamental.

Maria de Fátima, mais conhecida como Dona Baiana, é líder da comunidade da Ilha do Chicote, e moradora da área há mais de 12 anos. Ela não escondeu a alegria em receber, pela primeira vez, uma equipe de secretários e servidores para ver de perto a realidade em que vivem.

“Eles chegaram até mais cedo do que a gente esperava. Nós estamos muito felizes pela visita. Hoje a Sesma mantém nosso posto de saúde, com medicamentos. É só precisar que eu mesma vou levar. A gente vive à margem do Travessão da Firma. E, aqui, os alunos estudam em um barracão cedido por um morador para abrigar a sala de aula que atende 9 alunos.

Na área existe um posto de saúde, e Dona Baiana apresentou para a Secretária de Saúde, Romina Brito que juntamente com o engenheiro André Barcelos, analisaram a possibilidade de ampliar e melhorar o local, e criar o alojamento para a técnica enfermagem, com quarto, banheiro e cozinha, pois o que existe no local é improvisado.

“A partir dessa visita verificamos a necessidade de retomar o comando médico, que deve retornar no final do primeiro semestre, e de levar além de atendimentos de saúde, distribuir mosqueteiros para as comunidades. E também vimos, a necessidade de construir um alojamento adequado para quem for morar e atender no local”, declarou a secretária de saúde de Altamira.

Romina Brito comentou ainda sobre a importância de ver de perto a realidade dos ribeirinhos.

“Foi importante a visita, pra ver de fato as necessidades. Nós fomos bem acolhidos pela comunidade da Ilha do Chicote, e é importante que tenha o olhar diferente para o ribeirinho. E essa gestão tem esse compromisso, e com certeza, vai dar esse olhar especial para essa população que tanto precisa”, comentou a secretária.

A visita seguiu para a Escola Ponto da Firma, que conta com 24 estudantes no total, divididos entre o 2° e o 5° ano do ensino fundamental, e também alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Após a visita o secretário de educação pediu que os pais sejam alertados sobre a importância de manter os filhos matriculados regularmente, pois ainda há muitos sem matrículas. Mas, informou que será feito um cronograma de construção, reforma e ampliação para a Escola Ponto da Firma, a fim de atender melhor os alunos que estudam no local.