SEMED INAUGURA SALAS EM 4 ESCOLAS PARA TRABALHAR A INCLUSÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO

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Com o intuito de promover uma maior inclusão de pessoas público-alvo da educação especial no ambiente escolar, a Secretaria de Educação de Altamira por meio da Divisão de Educação Especial e Inclusiva, realizou nos dias 04 e 05 de agosto, a inauguração de 04 Salas de Recursos Multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

“Vir pra escola, trazer ela pra cá vai mudar, porque ela vai se envolver com outras crianças, e aí vai estimular. Porque brincando, estudando com outras crianças, estimulando, vai ajudar no desenvolvimento dela”, afirma Rozelma Menezes dos santos, mãe de uma aluna.

O Secretário Municipal de Educação, Maxcinei Ferreira, esteve presente nas inaugurações e expressou grande alegria em poder entregar esse tipo de recurso pedagógico para que os alunos que necessitam de atendimento especializado possam ter uma educação digna e de qualidade e reiterou que pretende inaugurar mais salas como essas.

“A sala multifuncional é importante, pois facilita o trabalho dos educadores e a aprendizagem dos alunos. Eu não acredito na transformação de uma sociedade sem uma educação de qualidade”, afirmou.

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

As salas foram inauguradas nas seguintes escolas:

– EMEF Sol Nascente (Assurini);

– EMEIF Maria Luiza de Holanda (Buriti);

– EMEF Raimundo Mário Castelo Santana (Mutirão);

– Creche Ademar Teixeira (Sudam II)

Vale ressaltar que a sala inaugurada na EMEF Sol Nascente, na região da gleba Assurini, é a primeira destinada ao Atendimento Educacional Especializado implantada na área rural, tornando-se um marco na história da educação do município, assim como a da Creche Ademar Teixeira que é a primeira sala implantada para esse tipo de atendimento entre as creches.

O espaço é destinado ao atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação, ofertando um serviço pedagógico para uma inclusão com qualidade e estimulando o desenvolvimento de suas habilidades.

“Essa implantação está prevista em uma das metas da educação especial inclusiva do plano de governo, então nós estamos muito felizes, e é muito bom a gente conseguir ver esse marco que começamos, porque a gente consegue perceber que estamos andando na direção certa com o objetivo de garantir que esse aluno da educação especial eles tenham um atendimento educacional especializado de fato”, explica a coordenadora da Divisão de Educação Especial e Inclusiva, Damaris Rodrigues.

A implantação da sala de recursos multifuncionais é uma política pública que oferece serviço da educação especial e inclusiva, que identifica e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, além de eliminar barreiras para a plena participação dos alunos considerando suas especificidades a fim de atingir o objetivo esperado.

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