Semed inicia avaliação de fluência verbal nas escolas públicas da rede municipal de Altamira

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Em cooperação com os 144 municípios do Estado, o programa ‘Alfabetiza Pará’ da Secretaria de Estado de Educação do Pará tem as avaliações diagnósticas de fluência leitora como um dos seus eixos e etapas de adesão. Destinada aos alunos do 2º ano do ensino fundamental da rede pública estadual e municipais, a avaliação é uma parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED/UFJF) que dispõe de aplicativo e plataforma para o acompanhamento da avaliação e para depositário dos áudios.

Em Altamira, a avaliação diagnóstica de fluência leitora está sendo aplicada nas turmas do 2°ano do ensino fundamental. O município aderiu ao programa ‘Alfabetiza Pará’ e segue a aplicação, que iniciou dia 22/03, até o  dia 31/03, nas áreas urbana, campo (polos circunvizinhos à sede) e no distrito de Castelo de Sonhos. A avaliação visa verificar a capacidade do estudante de ler palavras e textos voltados a sua etapa escolar de forma fluida e no ritmo adequado. O professor deve fazer o download do aplicativo no seu celular e gravar o aluno lendo um texto. A partir desse áudio, haverá a avaliação de uma matriz de leitura, numa escala de seis níveis, que identifica se o estudante é fluente ou não.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) toda criança deve ser plenamente alfabetizada até o 2° ano do fundamental, entre os 7 aos 8 anos, dominando as habilidades de leitura e escrita. É a alfabetização na idade certa.

No Pará, apenas 23,6% dos alunos do terceiro ano do ensino fundamental são considerados alfabetizados, posicionando o Estado na 24ª colocação do ranking nacional, segundo dados da última Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) do Ministério da Educação (MEC).

O ‘Alfabetiza Pará’ nasce para acabar com esse déficit na educação infantil do Estado e auxiliar os 144 municípios do Estado das redes públicas, municipais e estaduais garantindo a alfabetização na idade certa. A alfabetização na idade certa é fundamental para mitigar a distorção idade-série, o abandono e a evasão escolar, que refletem sobretudo na economia e desenvolvimento das cidades. O programa em regime de colaboração do Governo do Estado do Pará e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) auxilia os municípios no desenvolvimento dos alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) durante o período de alfabetização.

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