SESMA INICIA A IMUNIZAÇÃO DOS RIBEIRINHOS CONTRA A COVID-19

0

A espera chegou ao fim para Dejanira Nonata, de 55 anos, que foi a primeira ribeirinha a ser imunizada contra a Covid-19 em Altamira. Ela e outros moradores de comunidades a partir dos 18 anos que vivem às margens do rio e estavam na cidade para resolver questões pessoais, receberam na quinta-feira, dia 27 de maio, na sede da associação das comunidades ribeirinhas, a primeira dose da vacina contra o novo Coronavírus.

“Muita preocupação, dificuldade de dormir à noite, com medo. Mas, graças a Deus agora está tudo bem. Tudo Em paz. Muito bom, era o que eu estava esperando era isso, todo dia e toda hora. Me sentindo mais segura agora”, declarou a ribeirinha.

Conforme o cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) por meio da Coordenação de Imunização, nesta quinta-feira foram disponibilizadas cerca de 200 doses da vacina da Oxford/AstraZeneca..

“Esse grupo consta como grupo prioritário dentro do plano nacional de vacinação e a gente vinha há muito tempo buscando garantir esse direito para as comunidades tradicionais que vivem distante da sede do município”, relatou o assessor técnico das comunidades ribeirinhas, Naldo Lima.

O apoio da associação de moradores das comunidades ribeirinhas foi de grande importância para que a ação tivesse, de fato, uma ampla imunização das comunidades distantes do centro da cidade, muitos deles idosos e pessoas com comorbidades que ainda não tiveram acesso a vacina.

“Nas unidades de conservação são cerca de 1.500 pessoas que estão aptas a receber a primeira dose, porem o município tem um quantitativo de mais de 3.500 pessoas que são ribeirinhas e poderão tomar a vacina, estamos começando nas unidades por estarem bem distantes do centro de Altamira”, informou Naldo Lima.

 

 

Nesta sexta-feira (28), uma equipe embarcou para uma expedição de irá durar cerca de 20 dias e irá percorrer 2.200 km de rios para imunizar ribeirinhos de áreas mais remotas do município de Altamira, nas Reservas Extrativistas do Rio Iriri, Riozinho do Anfrísio, Rio Xingu, Estação Ecológica Terra do Meio, Parque Nacional Serra do Pardo e região da Maribel, Soledad, Cupi.

Confira a matéria!

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade