SESMA REALIZA VACINAÇÃO NA COMUNIDADE MARIBEL NO RIO IRIRI

0

Distante mais de 300 km do centro urbano de Altamira, a comunidade Maribel, localizada às margens do rio Iriri, pertence ao nosso município e, como tantos outros locais, recebeu no inicio de outubro, o comando de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Altamira – Sesma, que levou a vacinação contra a Covid-19 e também, vacinas de rotina para a comunidade, evitando assim o deslocamento por longas distâncias. A ação foi acompanhada pela equipe de jornalismo do Fantástico, da Rede Globo.

A viagem foi feita via terrestre, até o município de Uruará, e depois seguiu por um ramal até o porto da comunidade Maribel. Muitas pessoas que ainda não haviam sido imunizadas, aguardavam a chegada da equipe da SESMA. Elas foram chamadas pelo rádio, único meio de comunicação entre a comunidade.

Foram dois dias de ação, que se estendeu até a comunidade São Francisco, cerca de 1h30 de voadeira. Eles também receberam as equipes da SESMA que puderam ampliar a cobertura vacinal dessa população que mora distante.

Toda uma logística precisa ser feita para que a vacinação seja realizada da melhor maneira e sem que haja o risco de perder as doses de vacina, que precisam ficar acondicionadas na temperatura exigida e que possam ser transportadas em segurança.

São muitos desafios enfrentados para que o município possa cumprir com a meta de vacinar o maior número de pessoas, levando a toda a população os atendimentos básicos de saúde, onde quer que morem.

O município de Altamira possui quase 160 mil km², e segundo a última estimativa do IBGE em 2017, somos o município com a maior extensão territorial do Brasil. Desde que a vacinação se iniciou na região do Xingu, a Secretaria Municipal de Saúde segue enfrentando diversos desafios para vacinar a população que mora distante do centro urbano da cidade.

Conheça um pouco da luta da equipe da secretaria municipal de saúde, para imunizar pessoas que vivem em comunidades ribeirinhas isoladas, no Rio Iriri.

Vem comigo!

_Imagens: Éder Brasil, da equipe Ascom/PMA. _

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade