Sucesso de público, I workshop de pesca esportiva discutiu oportunidades de desenvolvimento sustentável para Altamira e região

0

Altamira despontou para as grandes oportunidades que a pesca esportiva tem a oferecer a todos os seguimentos de turismo do município e de toda a região do Xingu com a realização do I workshop de pesca esportiva, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur). O evento, realizado nos dias 30 e 31 de agosto, na casa de Memórias Transxingu, reuniu autoridades do seguimento de pesca em nível nacional, estadual e municipal, além de amantes da pesca esportiva e artesanal tanto de Altamira como de outros municípios vizinhos.

Expedito Netto, Secretário Nacional da Pesca, vinculado ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), disse que “Por ser o primeiro evento tá muito organizado. Gostaria de parabenizar o prefeito, a secretária de turismo de Altamira, Eliana, e eu não tenho dúvidas que o ministério no próximo ano vai tá ajudando, colaborando, se fazendo parceiro. A gente enxerga essa importância da pesca esportiva dentro do Pará, como no Brasil. E Altamira precisa ficar conhecida, afinal de contas o Xingu é maravilhoso, com uma grande diversidade de peixe, e é isso que nós temos que mostrar pro resto do mundo.”

A primeira noite do evento apresentou três palestras, sendo a primeira sobre as políticas públicas do Ministério da Pesca e Aquicultura à pesca esportiva e a segunda sobre os Municípios Indutores da Pesca Esportiva, apresentada por Lucas Vieira, Secretário Adjunto de Estado de Turismo (SETUR). “O Estado tá aqui se propondo a ajudar o município, ajudar a região a se fortalecer. A gente sabe que o turismo de pesca é muito importante, incrível, um turismo que gera muita renda, e a gente tá aqui pra realmente colaborar com o município. O momento é de investir, de se capacitar, de treinar pra que a gente consiga colher excelentes frutos que estão vindo aí pela frente.”

E a palestra magna foi apresentada pela família Nakamura, referência na pesca e que percorre o Brasil ensinando técnicas de pesca esportiva, além de possuir um programa na FishTV e canal no YouTube com mais de 250 mil inscritos. Celso, Renan e Vitor Nakamura, pai e filhos, destacaram as oportunidades que Altamira precisa explorar no turismo de pesca. “Vir aqui em Altamira, aonde o maravilhoso rio Xingu passa na porta da cidade com muitas espécies. E o que a gente vai falar aqui é pra evoluir tecnicamente o nível da pesca esportiva. Vamos falar sobre arremesso, equilíbrio de equipamento, trabalho de isca artificial, e eu tenho certeza que o pessoal vai aprender muito e pegar muito mais peixes”, disse com entusiasmo Celso Nakamura, pescador esportivo.

Segundo a família especialista em pesca esportiva, o peixe do Xingu é diferente, é forte e saudável, além de abundante, tanto para o ribeirinho que consome, como para o praticante esportivo. Para eles, Altamira é terra promissora de pesca turística. “A pescaria é muito mais do que apenas o peixe. Tem toda viagem por trás, restaurantes envolvidos, passagens aéreas, hospedagens, empregos e acaba gerando uma cadeia que acaba enriquecendo muito e isso é graças ao grande rio Xingu, que vocês têm aqui”, disse Vitor Nakamura.

Renan Nakamura destacou a característica de Altamira como cidade acolhedora. “O povo de Altamira é muito receptivo, e com o rio Xingu aqui todos tem a ganhar porque a pesca movimenta muito a economia, desde hotelaria, restaurante, aí precisa de um barco pra pescar, um motor, isca, linha, anzol, então começa a movimentar muito a economia”.

Para a secretária de turismo de Altamira, Eliana Couto, o objetivo do I workshop de pesca foi alcançado, já que o projeto é fortalecer o município como destino turístico de destaque na Região do Xingu, fomentando a pesca e todos os demais seguimentos desta atividade. “A pesca esportiva é uma atividade importantíssima aqui pra nossa região, geradora de emprego e renda, que dá um retorno muito bom, e esperamos desenvolver muito mais, fomentar, impulsionar a atividade e com isso trazer os nossos turistas, colocar o nosso produto na prateleira. E eu desejo aos pescadores mais entusiasmo, e vamos trabalhar essa atividade com mais consciência ambiental, preservar essa natureza maravilhosa”, concluiu Eliana Couto, secretária municipal de turismo.

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade