SURTO DE INFLUENZA EM TODO O BRASIL: UPA E UNIDADE SENTINELA REFORÇAM ATENDIMENTO EM ALTAMIRA

0

O número de consultas realizadas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Altamira, aumentou cerca de 100% na última semana. O levantamento foi feito pela própria secretaria Municipal de Saúde(SESMA), que informou que, atualmente, cerca de 300 a 400 pessoas são atendidas diariamente no local.

Por conta do avanço da vacinação, os números da Covid-19 sofreram uma diminuição considerável nos últimos meses. Por outro lado, a rede de saúde tem precisado lidar com o surgimento de um surto de gripe, possivelmente motivado pela H3N2, a nova variante da influenza.

Segundo a diretora da Unidade de Pronto Antendimento(UPA), todos os casos que chegavam à unidade no início do surto eram tratados como suspeitas de Coronavírus, mas a maior parte dos diagnósticos, confirmaram que se tratava de uma nova cepa de gripe.

Para o médico Clínico geral da UPA de Altamira Kaiky Barros um fator que pode ajudar a conter o surto, é a vacinação contra a influenza que está ocorrendo em todas as unidades de saúde da cidade. Infelizmente, até o momento a procura pela imunização tem sido baixa.

A secretaria de saúde reforça a necessidade de que todos se vacinem contra a gripe e também contra Covid-19, pois são sérias ameaças à saúde pública.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade