Em dois jogos eletrizantes, as equipes masculina e feminina do Gama Associação de Handebol (GAHA) brilharam e superaram o Xingu Handebol Clube (XHC), garantindo a vitória no Torneio de Handebol realizado neste sábado, 22 de março, no Complexo Desportivo da Juventude.
A competição, que contou com a presença de fãs do handebol altamirense e familiares dos atletas, foi marcada por grandes emoções e demonstrações de talento de ambas as equipes.
No primeiro duelo da noite, a categoria feminina protagonizou uma partida de alto nível técnico e emoção. O GAHA venceu o XHC por 36 a 21, com destaque para a atleta Ana Paula de Andrade, de 24 anos, que foi eleita a melhor jogadora do GAHA em quadra. “O jogo foi emocionante, no início a gente tava um pouco nervosa, a gente não tava colocando em quadra o que a gente tava treinando, mas no final deu certo. Ser premiada como a melhor em quadra pelo meu time é um sentimento muito gratificante, porque a gente treina bastante, então receber essa honraria como atleta é muito bom“, comentou Ana Paula.
Apesar do revés, a goleira Steyla Fontinele, de 24 anos, foi escolhida como a melhor em quadra pela equipe do XHC. “Foi gratificante demais tá aqui. É uma oportunidade enorme de mostrar o handebol em Altamira. O jogo foi maravilhoso, mostra o quanto de talento que a gente tem na nossa região Xingu e aqui na região de Altamira. Isso é muito bom pra mostrar pra cidade, pra mostrar pras pessoas que aqui a gente tem força no handebol, a gente tem potência no handebol, a gente tem potencial pra chegar mais longe no handebol e eu só tenho a agradecer por tá aqui hoje“, disse Steyla.
No duelo masculino, o GAHA também saiu vitorioso, derrotando o XHC pelo placar de 50 a 41, em uma partida marcada por alternâncias de ritmo e muita competitividade.
Enderson Silva, de 28 anos, armador direito do GAHA e eleito o melhor jogador da partida pela equipe, destacou a importância de mais competições locais para a modalidade. “O jogo foi sensacional. É bom sempre ter duas ou três equipes na cidade pra poder gerar esses jogos, pra poder elevar mais o handebol da nossa cidade. O sentimento de ser o melhor da partida é bom demais“, celebrou Enderson.
Pedro Benedito, de 25 anos, melhor em quadra pela equipe do XHC, ressaltou a importância e pontuou os objetivos do torneio. “Aqui são as duas equipes mais tradicionais de handebol da cidade. Uma modalidade que vem crescendo cada dia mais. E o intuito desse amistoso é preparar alguns atletas que vão participar da seleção brasileira master da outra equipe. A minha equipe vai participar de um campeonato em outro município e fortalecer os laços. Quanto mais gente vier ver essa modalidade, ver o quanto de atletas tem reunido, praticando é massa“, afirmou Pedro.
O torneio, que reuniu mais de 40 atletas de handebol de Altamira, teve o apoio da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), que cedeu o Complexo Desportivo da Juventude como sede do evento.
O coordenador de Esporte e Lazer, Manoel Silva, enfatizou a importância de apoiar o desenvolvimento do esporte em Altamira. “A Prefeitura está apoiando este torneio com duas equipes excelentes, que mostraram aí o seu vigor, o seu empenho e nós temos a grata satisfação de ter excelentes atletas disputando aqui em Altamira. Então nós estamos muito felizes, nós temos muitas pessoas aqui na plateia assistindo, valorizando nossos atletas, valorizando o esporte em Altamira“, destacou.
Texto: Antonio Luiz Ferreira
Fotos: Antonio Luiz Ferreira e Mateus Luz