Turismo nas alturas: Altamira (PA) desponta como queridinha e ultrapassa Santarém e Belém na busca por passagens aéreas

0

Maior município em extensão territorial do País, Altamira, localizada no Sudoeste do Pará, ainda possui muitas riquezas inexploradas, além de uma natureza exuberante. E esses são alguns dos atrativos que fizeram com que o município entrasse definitivamente no radar do turista, ocupando o 5º lugar na lista das 10 cidades do Norte com o maior movimento de passageiros nos aeroportos em 2023, ultrapassando a capital Belém, e Santarém.

Vera Farias, da Xingu Adventure, oferta pacotes de viagens para atrair turistas para Altamira e vê na redução dos preços e o aumento da oferta de voos, novas oportunidades de mercado. “O nosso intuito é trazer turistas pra cá, e os nossos pacotes têm uma procura bem grande, despertam a curiosidade das pessoas que querem conhecer Altamira, e a gente tem passeios bem interessantes dentro da Amazônia, com cachoeiras, trilhas e ainda outros passeios de caiaque no Rio Xingu. Muita gente de fora nos procura e esse turismo de aventura só tem a crescer dentro do nosso município”, afirma a empreendedora.

De acordo com dados fornecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), somente no ano de 2023, foi registrado um movimento impressionante de passageiros, totalizando 89.997. Os meses de julho e dezembro se destacaram como os de maior movimentação, mostrando o potencial turístico da cidade, fato que impulsiona a economia local, com aumento de 10,2%, no número de passageiros. Essa expansão superou destinos tradicionais como Belém (8,9%), Macapá (6%) e Santarém (3,4%).

“Consideramos Altamira como um dos importantes destinos da região Norte. Atualmente, o aeroporto oferta três voos para a capital paraense. Nosso objetivo é oferecer uma infraestrutura capaz de atender mais passageiros por ano, garantindo a todos os clientes e companhias aéreas os mais altos padrões de qualidade, segurança e serviço. Desde que Aena (empresa espanhola) assumiu a administração do aeródromo, em 30 de novembro de 2023, iniciamos a implementação de melhorias, como pintura interna do terminal e atualização das sinalizações. Queremos que os passageiros tenham uma experiência completa de viagem, seguindo os padrões de conforto, segurança e modernidade da concessionária”, destacou Sânzio Silva, diretor do Aeroporto de Altamira.

A expressiva movimentação de visitantes evidencia o retorno positivo dos investimentos da atual gestão municipal no fortalecimento do turismo. Iniciativas como a Rota do Cacau ao Chocolate, o Circuito Gastronômico e o II Chocolat Xingu Festival, Altamira em Páscoa, Curso de Observação de Aves, I Workshop de Pesca Esportiva, o II Concerto Ambiental são alguns dos exemplos que têm impulsionado a atividade turística.

Além disso, o apoio da prefeitura a eventos como São Sebastião, a Marcha Para Jesus, Festival Folclórico, o Festival Canção da Transamazônica e a FLIX tem contribuído significativamente para o desenvolvimento do turismo em Altamira e na região do Xingu. Diante desse cenário, a criação da Secretaria de Turismo pela gestão municipal emerge como uma decisão estratégica e crucial para consolidar Altamira como um destino turístico de renome, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável e a valorização das riquezas naturais da região.

Secretária de Turismo do município, Eliana Couto avalia como acertada a estratégia da Prefeitura ao investir no setor. “Quando a gestão municipal transforma o turismo em secretaria, temos a oportunidade de apresentar Altamira como um destino turístico. E isso impacta, com certeza em toda a região, pois todas as ações estão despertando nas pessoas o interesse e a valorização da atividade turística, que vai impactar na demanda de pessoas para conhecer a nossa região”.

Além de transformar o turismo em mercado lucrativo para Altamira, os investimentos feitos pela Prefeitura ajudam a impulsionar o setor em outros municípios. “O objetivo da Semtur é fomentar e impulsionar o turismo, não só em Altamira, mas com o FortXingu, em toda a região, despertando em quem não conhece a região a vontade vir conhecer, e estamos nos organizando para que a gente atinja o nosso objetivo maior, tornar Altamira em um destino turístico consolidado no segmento de natureza até 2028”, afirma Eliana Couto, Secretária de Turismo de Altamira.

Não conhece Altamira ainda? Então, dá uma olhada no que tá perdendo

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade