A Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), reforça seu compromisso com a saúde das mulheres da cidade com uma série de ações e eventos especiais realizados durante o mês de outubro, como parte da campanha global “Outubro Rosa”, destinada à conscientização e prevenção do câncer de mama.
No dia 25 de outubro uma ação especial foi promovida na Unidade Básica de Saúde UBS Colinas, localizada no bairro Colinas. A ação teve início às 08 horas, com a realização de uma série de atividades e serviços dedicados à promoção da saúde da mulher. Os serviços oferecidos incluíram uma palestra informativa sobre a importância da prevenção do câncer de mama, ministrada pelo Dr. Carlos, médico da unidade; aferição da pressão arterial, testes rápidos e a coleta do exame PCCU, também conhecido como “Papanicolau” que é fundamental no diagnóstico precoce, por detectar alterações nas células do útero.
A orientação da Secretaria de Saúde é que as mulheres se cuidem e sejam conscientes sobre a prevenção do câncer de mama durante todo o ano. O diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento adequado e a campanha Outubro Rosa serve como um lembrete anual desse cuidado. O enfermeiro Jonatas, coordenador da UBS Colinas, destaca que as mulheres precisam se conhecer e o autoexame é uma forma simples para estarem sempre atentas a qualquer alteração no corpo. Ele esclarece que hoje todas podem contar com exames precisos, como a mamografia, por exemplo, que ajuda no diagnóstico precoce. “O câncer de mama é um dos que mais mata mulheres no mundo e aqui no Brasil não é diferente”, alerta o enfermeiro.
Com base nos cuidados que toda mulher deve dispensar a si mesma, Jaqueline Rocha, agente comunitária de saúde, lembra que é fundamental o despertar do amor próprio, não só no mês de outubro, mas durante todo o ano, pois o câncer tem cura. “O câncer de mama tem cura e o autocuidado é um gesto de amor próprio que pode salvar vidas”, afirma Jaqueline.
Durante todo o mês a prefeitura motivou a participação de mulheres da comunidade nos serviços oferecidos nas unidades básicas de saúde da cidade e da zona rural. Para Maria Brito, moradora do bairro, ações desse tipo são muito importantes, pois são espaços onde elas se sentem mais valorizadas. “Aproveitei tudo, desde o café da manhã, os sorteios e fiz todos os exames que eu precisava fazer”, afirma a moradora.