Unidades Básicas de Saúde de Altamira realizam Campanha de Vacinação contra a Influenza

Campanha segue até o dia 15 de dezembro nas UBS da região Norte e estimativa é imunizar mais de 2 milhões de paraenses dos grupos prioritários.

Altamira está inserida em uma iniciativa do governo federal que busca proteger a saúde da população, antecedendo a proteção vacinal, levando em conta o período do inverno amazônico que se aproxima. O Ministério da Saúde iniciou no dia 13 de novembro, a Campanha de Vacinação contra a Influenza em toda a região Norte, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Altamira, por meio da equipe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

A Campanha de Vacinação Contra a Influenza, visa alcançar diversos grupos, incluindo gestantes, puérperas, profissionais de saúde, professores e, especialmente, crianças de 6 meses a 6 anos e idosos com 60 anos ou mais. O vírus influenza não faz distinção de idade e pode impactar gravemente diversos sistemas de órgãos, com um efeito particularmente pronunciado em idosos.

“Altamira recebeu mais de 28 mil doses de vacinas para que possamos atuar em todo o município, e estamos fazendo os microplanejamentos para que todos possam ser imunizados até o fim da Campanha, para enfrentar o inverno amazônico com o melhor da nossa proteção vacinal”, afirma a coordenadora do setor de imunização da Sesma, Lienda Bandeira.

O objetivo da Campanha é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza, e para isso, é importante ressaltar que, após 30 dias, a vacina pode ser tomada novamente. A prevenção é a estratégia mais eficaz para proteger, não apenas a saúde individual, mas também para fortalecer a imunidade da comunidade como um todo.