Você sabe como funciona a nossa Estação de Tratamento de Água (ETA)?

0

A Estação de Tratamento de Água (ETA), permite que água de qualidade chegue às nossas torneiras. Mas para que isso aconteça, a água precisa passar pelo sistema de abastecimento que é composto por: captação, adução, tratamento, reservação e distribuição.

Com a ajuda de bombas, a água bruta é captada no Rio Xingu e vai por tubulações até a Estação de Tratamento. Após sua chegada, a água é levada para tanques e recebe um produto químico que agrupa as impurezas maiores, formando flocos. Em seguida, os flocos são retirados da água em um tanque de decantação, onde vão para o fundo formando uma camada de lodo. A água então é levada para grandes filtros de areia e carvão que retém as pequenas impurezas existentes.

Até aqui, a água já está quase pronta para o consumo, faltando apenas a adição de cloro para eliminar os pequenos microrganismos. Essa água já tratada passa pelo laboratório para análise e se tiver tudo dentro dos padrões exigidos, segue para grandes reservatórios de onde será distribuída para o consumo.

Tornar a água própria para o consumo e distribuí-la não é tarefa fácil, pois a Coordenadoria de Saneamento de Altamira, a COSALT, tem gastos elevados com produtos químicos, materiais e mão de obra especializada.

Portanto, devemos valorizar e cuidar ao máximo desse bem precioso e tão importante para toda a nossa cidade.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade