Etnias agradecem e celebram a realização do Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Xingu

0

A Arena de Jogos, montada na Orla do Cais de Altamira, se transformou em um grande palco de celebração, resistência e reencontro.

Evento reuniu mais de 900 indígenas.

Durante o Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Xingu, mais de 900 indígenas de 14 etnias puderam mostrar suas tradições por meio de disputas e apresentações culturais para as 52 mil pessoas que acompanharam o evento.

Para os participantes, mais do que competir, o evento foi um momento de fortalecimento da cultura indígena e de conquista de visibilidade.

Eu não participava de um evento tão grande assim desde 2005. Ver nossa cultura sendo mostrada para tanta gente é emocionante”, disse Awinhoo Araweté.

“Ver nossa cultura sendo mostrada para tanta gente é emocionante”, disse Awinhoo Araweté.

Ele participou da semifinal do arremesso de lança e ressaltou que, apesar da competição, o mais importante é confraternizar com os parentes.

A programação do festival incluiu jogos tradicionais, apresentações culturais com a participação de crianças, jovens, anciãos e lideranças indígenas. O evento também promoveu a troca cultural e o reconhecimento da diversidade dos povos originários.

Para Kãyure Juruna, que venceu a prova de arco e flecha, o sentimento é de gratidão. “A gente agradece por esse momento e esse espaço. Tô muito feliz porque ganhei, não estava esperando, mas conseguimos. Fico feliz de ver que a nossa cultura está sendo valorizada. E espero que outros eventos como esse possam acontecer novamente”, afirmou.

“Espero que outros eventos como esse possam acontecer novamente”, contou Kãyure Juruna.

O Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Xingu foi uma realização do Programa Estadual de Incentivo à Cultura (Semear), da Fundação Cultural do Pará (FCP), da Secretaria de Turismo do Pará (Setur) e do Governo do Pará. E patrocinado pela Prefeitura de Altamira, pela Equatorial Energia, pela Belo Sun Mineração, pela Caixa e pelo Governo Federal. E contou ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social (Semaps), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e de Articulação da Cidadania (Segmuc), do Distrito Sanitário Especial Indígena de Altamira (Dsei) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

COMPARTILHE

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade