Consultas, Exames, Cirurgias: Saúde Pública de Altamira em Alta

0

A saúde do município de Altamira ganhou reforço e atenção especial após a nova gestão assumir a administração do município. O Hospital Geral de Altamira (HGA), atualmente celebrou a marca de mais de 5 mil consultas, 4 mil cirurgias realizadas e mais de 11 mil exames de ultrassonografia, além de médicos obstetras 24h por dia, avanços que garantem uma melhor qualidade de vida para a população que depende do serviço público de saúde.

O resultado de todo esse investimento pode ser visto com o aumento de atendimentos médicos e hospitalares, ofertas de consultas com médicos especialistas e a diminuição das filas de espera por cirurgias.

Atualmente o HGA possui o abastecimento semanal de medicamentos, conta com cinco (5) médicos obstetras, sendo dois profissionais pela manhã, dois a tarde e um durante a noite, e conta com uma equipe de 45 médicos e 42 enfermeiros, e também, a cobertura diária de um anestesista plantonista durante o período da manhã e outro que fica à noite, de sobreaviso, para atender toda a população.

Os números do HGA impressionam quando mostramos que somente em 2021, foram realizadas 4.016 cirurgias, fora os procedimentos de oftalmologia, onde somente nos últimos cinco meses, trouxe de volta a visão para 642 pessoas.

Quando o assunto são os números de atendimento cirúrgicos, aproximadamente 1.900 mulheres realizaram no último ano cirurgias ginecológicas gerais e de pequeno e grande porte, e mais de 500 pessoas passaram por cirurgias gerais de pequeno e médio porte.

O HGA realizou ainda quase 600 cirurgias ortopédicas eletivas e de emergência, e dentro dos atendimentos ainda existem 1.163 cirurgias de urgência e emergência e, 33 cirurgias vasculares.

Quem ganha com o investimento na saúde, com atenção básica e atendimento humanizado, é a população de Altamira. Em 2021, houve o retorno das consultas com especialistas em ortopedia e oftalmologia, e atendimentos que nunca tiveram no município, como endocrinologia e otorrinolaringologia.

Desde janeiro de 2021, o Hospital Geral de Altamira oferece consultas ambulatoriais de cardiologia e ginecologia, tendo atendido até janeiro de 2022, 2.453 pacientes. E, a partir do segundo semestre de 2021, passou a ofertar consultas de cardiologista com risco cirúrgico, com cirurgia geral e vascular, ortopedista, otorrinolaringologista, endocrinologista e oftalmologista, atendendo um total de 2.930 pacientes, uma média de quase 17 pacientes por dia.

Outra notícia boa é que os pacientes que sofrem fraturas e precisam de cirurgia, que seja perfil do HGA, já podem ir direto pra o hospital. Não ficam mais em casa sofrendo, aguardando a cirurgia.

O HGA passa por reforma com previsão de 4 meses para a conclusão, onde estão sendo feitas melhorias para pacientes e acompanhantes, além dos profissionais de saúde.

Confira reportagem sobre a reforma do HGA!

Vida saudável é prioridade em Altamira. O incentivo a práticas saudáveis na população, assim como as ações de saúde, tanto preventivas como curativas, são metas principais da Prefeitura.

O HGA fica localizado:

Endereço: R. 6 – Mutirão, Altamira – PA, 68377-045

Atendimento 24 horas
Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade