200 cães e gatos serão atendidos todo mês por 1º Castramóvel da região

0

Controlar a população de cães e gatos abandonados, proporcionar dignidade aos animais e promover a conscientização humana, são os principais objetivos da implantação do 1º Castramóvel da região Transamazônica e Xingu. O equipamento foi adquirido pela Prefeitura de Altamira e lançado no domingo, 14 de abril, na Orla do Cais.

O Castramóvel, como o próprio nome nos leva a imaginar, é um veículo equipado com aparelhos cirúrgicos e profissionais capacitados (3 veterinários e 3 auxiliares de Veterinária) para realizar castrações de animais de rua e também de famílias carentes. Orçado em R$ 145.500,00 (cento e quarenta e cinco mil reais) o Castramóvel tem capacidade para 200 atendimentos por mês.

A entrega na Orla do Cais teve a visita de integrantes de ONGs, como ‘Apata’ e ‘Amamos Patadas’, que levaram animais em busca de um novo lar. “Trouxemos 14 cachorros, entre esses, 6 já vão ser entregues para a nova família. As pessoas que tiverem interesse, podem se dirigir até a Apata, a gente pega o contato, faz toda essa triagem para que assim eles possam ser adotados” explica Leidiane Barbosa, presidente da Apata Altamira.

Para Darli Costa, coordenador da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), a aquisição do Castramóvel reforça o compromisso da gestão municipal no cuidado com a população e com os amiguinhos de quatro patas. “A gente tem feito várias campanhas de vacinação, campanha de adoção, atuando junto com as instituições que trabalham esse segmento para garantir o bem-estar dos pets e seus tutores” destaca.

Cerca de 400 pessoas visitaram o espaço organizado pela Prefeitura para a apresentação da clínica volante. Foi a oportunidade de conhecer o projeto, atualizar a carteira de vacina do pet e consultar com médicos veterinários. “Fiquei muito feliz com a iniciativa”, comemora Rogério Dantas, técnico de supervisão ambiental. “Para a nossa cidade é muito interessante, porque precisa também diminuir um pouco a própria criação desses cachorros, e para saúde também dos animais”, completa Rogério.

Só na tarde de domingo, foram realizadas 205 consultas veterinárias e 160 animais foram imunizados com vacinas antirrábica. A estudante Priscila Schreiber levou 4 animais dos quais é tutora. “É muito bom, porque de uma certa forma vai prevenir muitos animais jogados pela rua, abandonados”.

Karina Lopes é médica veterinária da Secretaria Municipal de Saúde. Ela é quem coordenará o Castramóvel que vai rodar todos os bairros da cidade realizando uma espécie de triagem: “vamos fazer castração, exame de sangue, o animal que tiver um exame bacana, a gente já vai estar entrando em contato para realizar o procedimento. O Castramóvel vai estar passando em todos os bairros de Altamira. Então, vocês aguardem o seu bairro”, garante a coordenadora.

Quer saber mais sobre o Castramóvel da Prefeitura de Altamira? Continue ligado nas redes sociais da Prefeitura. Castramóvel: clínica adquirida pela Prefeitura de Altamira atenderá 200 animais por mês.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade