Ação de educação ambiental transforma antiga lagoa em espaço sustentável em Altamira

0

A equipe da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente (Semma) da prefeitura de Altamira protagonizou uma significativa ação em prol do meio ambiente. Em uma iniciativa alusiva ao Dia da Educação Ambiental, os colaboradores da Semma se dirigiram à região da antiga Lagoa do Independente I para realizar atividades de plantio, instalação de lixeiras e distribuição de mudas entre os moradores da área.

A antiga lagoa, que por anos foi habitada de maneira precária, representa agora uma conquista expressiva para a população altamirense. O secretário Municipal de Meio Ambiente, Ubirajara Marques Umbuzeiro, enfatiza a relevância da remoção das pessoas que viviam em condições insalubres na área. “Isso aqui, no futuro será um grande parque, um grande ganho pra questão de lazer pro povo altamirense”, destaca o secretário.

A ação da prefeitura de Altamira vai além do plantio de mudas. Após a remoção das famílias do entorno da antiga Lagoa, fruto de um acordo entre a prefeitura e a Norte Energia, a área passa por um processo de limpeza e desinfecção, visando a sua futura transformação em um parque municipal. A iniciativa contou com o apoio de diversos parceiros, incluindo os escoteiros e o Centro Regional de Educação Ambiental do Xingu (CREAX).

Silnara Bento, bióloga da Semma, destaca a importância dos parceiros na sensibilização ambiental. “Reunimos vários parceiros que já vêm contribuindo pra que nós pudéssemos fazer umas ações de sensibilização ambiental aqui na área do entorno da lagoa, onde futuramente será implantado um parque. Nós fizemos aqui a sensibilização porta a porta, conversando com os moradores a respeito dos resíduos sólidos. Aqui no local a gente fez a instalação de algumas lixeiras, o plantio de algumas espécies arbóreas no entorno do parque e pedimos também a colaboração dos moradores, pra que possam cuidar dessas árvores que futuramente trarão muitos benefícios para população de Altamira”, afirma.

A participação dos escoteiros e do CREAX evidencia a construção de uma rede colaborativa na promoção da educação ambiental. Paulo Oliveira, técnico socioambiental do CREAX, destaca a importância dessas iniciativas para lembrar a população sobre a necessidade da educação ambiental. “Essa rede de colaboradores de ação de educação ambiental é importante pra gente alcançar o maior número de pessoas e dividir experiências de cada um desses órgãos. Essas iniciativas são importantes para lembrar a população que a educação ambiental é necessária, para interagir de forma sustentável com o meio ambiente”, ressalta.

A ação do Dia da Educação Ambiental em Altamira não apenas transforma uma área, antes negligenciada, mas também semeia a consciência ambiental e promove parcerias para a construção de um futuro mais sustentável para a comunidade.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade