Altamira é representada em encontro nacional sobre a Guarda Municipal com Ministro da Justiça

0

Pela primeira vez, o governo federal realizou uma reunião com os representantes das Guardas Municipais para discutir propostas para a categoria.

Sabendo da importância em se manter relações mais próximas com o governo federal, e buscar avanços na prestação dos serviços, a prefeitura de Altamira encaminhou para Brasília, DF, a comandante Patrícia Oliveira, da Guarda Municipal, que integrou na última segunda-feira, 27/03, a comitiva que representou o estado do Pará, no Encontro Nacional de Comandantes das Guardas Civis Municipais com o ministro da Justiça, Flávio Dino.

Entre as propostas apresentadas e o anúncio de medidas reivindicadas pela classe, a principal delas é a inclusão, no artigo 144 da Constituição Federal, que inclui a Guarda Municipal como órgão de segurança pública. A comandante Patrícia Oliveira, da GM de Altamira, comentou sobre a importante iniciativa do governo federal.

“Fomos recebidos pelo ministro para discutir propostas reivindicadas pela categoria. O ministro entendeu a importância das guardas municipais para a manutenção da ordem pública em âmbito comunitário”.

Também foram pontuados outros tópicos que devem entrar na agenda do Ministério da Justiça, referentes à categoria, como o papel dos guardas municipais diante do novo decreto de armas, a matriz curricular nacional da guarda municipal e a aposentadoria especial.

“Com tudo isso, a guarda municipal, não só de Altamira, mas de todo o brasil tem muito a ganhar, tanto a população quanto os servidores que atuam na segurança pública”, declarou.

O ministro destacou a bolsa-formação para agentes, prevista no decreto do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci II, já assinado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com a organização do evento, o Encontro Nacional de Comandantes das Guardas Civis Municipais contou com a presença de guardas municipais de 22 Estados, de mais de 120 municípios, sendo aproximadamente 40 mil guardas.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade