A Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na última segunda-feira, 31 de março, o 1º Simulado Diagnóstico do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A iniciativa marca um passo importante no fortalecimento da aprendizagem e da gestão pedagógica nas escolas da rede municipal.
Segundo a secretária municipal de Educação, Keila Pedrosa, o simulado teve como objetivo principal identificar os pontos que ainda precisam de melhorias no processo de ensino e aprendizagem. “O nosso simulado foi o nosso primeiro passo para identificar onde é que nós precisamos melhorar na aprendizagem dos nossos alunos. A Semed contribuiu tanto com o material: papel, toner, para que as escolas pudessem realizar, de forma satisfatória, esta avaliação”, explicou.
Diferente de avaliações tradicionais, o simulado diagnóstico tem um caráter formativo, sendo uma ferramenta pedagógica de apoio ao planejamento escolar. “Este momento visou avaliar as habilidades para identificar os pontos fortes e quais deverão ser combatidos durante o ano letivo, para que a gente consiga, com ações efetivas e de forma pedagógica, alcançar e aumentar os nossos indicadores para o ano de 2025”, afirmou Rafael Fernandes, coordenador da Divisão de Avaliação Externa da Semed.
Um dos destaques dessa primeira edição foi o desempenho do estudante Carlos Augusto Barros Silva, de 14 anos, aluno do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Artur Teixeira. Carlos, que é estudante com deficiência (PcD) e autista, alcançou um desempenho de 79% de acertos na prova composta por 56 questões.
“Gostei muito da prova, que foi muito importante para mim. Os meus pais puderam ver os meus esforços e a minha dedicação aos estudos. A prova mostrou para mim o quanto eu estou me desenvolvendo bem em relação ao meu desenvolvimento pessoal e conhecimento intelectual também”, comemorou o aluno.
A diretora da EMEF Artur Teixeira, Patrícia Soares, ressaltou a importância da avaliação como instrumento de monitoramento e fortalecimento da educação inclusiva. “O Saeb é um sistema de avaliação muito importante, porque mede os índices de aprendizagem e, com ele, temos as ferramentas para monitorar como está a educação dos nossos alunos. É uma grande alegria termos tido aqui um aluno autista que ficou, no simulado, em primeiro lugar. Isso vem fortalecer a educação inclusiva e mostrar que a superação é possível com os nossos alunos”, destacou.
O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele busca traçar um panorama da qualidade da educação básica no Brasil, por meio de provas de Língua Portuguesa e Matemática aplicadas a alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e das 3ª e 4ª séries do ensino médio e técnico integrado.
Texto: Lívia Alfaia/Ascom PMA
Fotos: Ascom PMA