Mais de 60 mil pessoas já passaram pelo Chocolat Xingu 2023 consolidando Altamira como destino turístico do chocolate e cacau

Uma parceria bem-sucedida entre a prefeitura de Altamira e o governo do estado colocou a cidade novamente no centro das atenções com a realização do Chocolat Xingu 2023, o Festival Internacional de Chocolate e Cacau. Pela segunda vez consecutiva, Altamira recebeu o evento, que se mostrou um verdadeiro sucesso de público, superando os números do ano anterior.

“Um motivo de orgulho saber que somos líderes na produção de cacau, que produzimos uma amêndoa extraordinária, de qualidade, e festejo a todos os produtores de cacau, e também, os produtores da cadeia do cacau, destacando aqueles que produzem chocolate que agregam valor, que geram oportunidade, que geram emprego e o festival consolidando o Pará como estado de referência”, declara o governador do Estado, Helder Barbalho, que visitou o festival Chocolat Xingu 2023.

Com aproximadamente 60 mil pessoas que passaram pelo moderno Centro de Eventos Vilmar Soares ao longo de três dias, o Chocolat Xingu 2023 consolida a cidade como um importante destino turístico para os amantes do cacau e do chocolate fino de origem. O número expressivo foi registrado através de uma média entre o levantamento realizado pelo Corpo de Bombeiros e pela organização do evento, que utilizou um sistema de medição de entradas.

A prefeitura de Altamira merece destaque por seu comprometimento e empenho em trazer novamente o festival para a região, e por todo o apoio que a secretaria de agricultura vem desempenhando com os agricultores da região. Foram estabelecidas parcerias estratégicas e todos os esforços foram concentrados para garantir a infraestrutura necessária no novo Centro de Eventos, demonstrando a determinação da gestão municipal em impulsionar a economia local, gerar empregos, atrair turistas e proporcionar lazer à população.

“Nós temos em Altamira, grandes atrativos para receber turistas e colocar a cidade no mapa nacional e internacional de boas notícias. Nossa ideia enquanto altamirense que quer o desenvolvimento do nosso município é fazer um grande evento. O objetivo é todos juntos em defesa de Altamira, da Transamazônica e do Xingu. Criando um produto novo e gerando assim, emprego e renda, porque todo mundo ganha com isso”, declarou o gestor municipal.

Com o sucesso de público do Chocolat Xingu 2023, Altamira ganha projeção nacional e internacional, inserindo-se definitivamente na rota turística do cacau e do chocolate fino de origem da região da Transamazônica e Xingu. A cidade se destaca como um polo de referência, além de ser uma vitrine para os produtores locais, que encontram no festival uma oportunidade ímpar de apresentar seus sabores únicos ao público.

“Ano passado participei do evento e me surpreendi com o resultado, há uns 15 dias a gente trabalha somente para produzir os bombons para o festival. E estamos muito orgulhosos em fazer parte de um evento tão grande e torcemos para que a gestão municipal nunca mais deixe de fazer isso para nós, produtores”, declara Nilson Curuaia, expositor.

A aposta da prefeitura de Altamira no Chocolat Xingu marca um novo momento para toda a região, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico, incentivando a produção local e atraindo investimentos para o setor.

“Não só fomentando a produção, mas também levando incentivos, tecnologia e incentivos através da assistência técnica para que esses produtores possam melhorar suas produções, para que possam produzir mais ainda, com as roças plantadas, para que não avancem na floresta que ainda está de pé e tentamos, a todo o momento, fazer um trabalho que traga a sustentabilidade para a nossa região”, ressalta o secretário de agricultura, Marconio Paiva.

Sarah Brogni é chef chocolatier e desde 2019, juntamente com o marido Robson, fabrica barras de chocolate com o próprio cacau produzido no Sítio Ascurra.

“Minha produção aumentou em 100% após a participação na primeira feira. E é uma grande oportunidade de a gente mostrar toda nossa qualidade, pois temos aqui o 1º, 2º e 3º lugar de melhor do Brasil, e precisamos entender que estamos lutando contra o mercado do sul e sudeste. A feira é uma coisa que todo mundo tem a ganhar, ninguém tem a perder”, afirma a chocolatier da Ascurra.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir de 2019, o Pará conquistou a posição de maior produtor de cacau do Brasil, ultrapassando a Bahia. Com uma participação de mais de 50% na produção nacional de amêndoas de cacau, o estado paraense se destaca como líder nesse setor.

O Chocolat Xingu 2023 é mais do que um evento, é um marco na trajetória de Altamira e de toda a região. A cidade se consolida como um destino turístico diferenciado, oferecendo aos visitantes experiências únicas e a oportunidade de conhecer a riqueza do cacau e do chocolate de altíssima qualidade produzidos na região.