Altamira Sedia I Seminário Estadual do Programa LEEI com foco na Educação Infantil Amazônica

0

Muita música, teatro, dança e poesia! As artes brilharam no I Seminário Estadual do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI): Saberes e Experiências de Profissionais da Educação Infantil na Amazônia Paraense, Polo Altamira, realizado no dia 29 de novembro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Altamira (Semed). O Polo Altamira, com sua riqueza cultural e diversidade territorial, é composto por oito municípios: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio Porto de Moz.

No Seminário, as discussões lançaram olhar específico ao Programa Leitura e Escrita da Educação Infantil/Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (LEEI/CNCA). O programa integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), projeto criado em 2023 pelo Ministério da Educação e que tem como um dos principais objetivos garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do segundo ano do ensino fundamental.


“Nós não temos como dimensionar ainda a riqueza que esse programa trouxe para a educação infantil na nossa região porque os frutos serão colhidos posteriormente. O LEEI veio trazer a sensibilidade de poder planejar nossas práticas pedagógicas com o olhar da criança, com a criança sendo o centro, veio para garantir o direito da criança”
, destacou a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Altamira, Suzane Andrade Veloso. “Para formarmos leitores e escritores, nós, professores, precisamos ser leitores e escritores”, finalizou. Durante o evento, os presentes puderam conhecer os relatos de experiência dos formadores municipais dos municípios que compõem o polo e participaram de palestra voltada ao tema do seminário. Os professores da Educação Infantil das redes municipais tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância do trabalho pautado na valorização e respeito à infância e, consequentemente, no resgate de memórias culturais vivenciadas, além da ampliação da diversidade e repertório cultural.

“A questão da infância, da educação infantil e da cultura é um critério que se entrelaça na nossa atuação como professores de uma educação urbana, periférica, das florestas, das águas, de uma educação diferenciada. Estamos tratando de Educação Infantil, mas o nosso primeiro eixo é a educação, então, antes de adentramos nesse tema, a gente precisa conceber o que é educação, pois, caso contrário, a educação infantil fica solta, assim como o LEEI é um programa de formação de professores, a educação infantil é uma política pública de formação da criança”, enfatizou a Profª. Dra. Léia Gonçalves de Freitas, em sua palestra “Infâncias, Educação Infantil e Culturas”.O encontro contou ainda com a participação do representante da Secretaria de Educação de Altamira, Prof. Dr. Aurélio Sousa da Silva, do Diretor da 10ª Delegacia Regional de Ensino, Prof. André Luis Silva, da Profª. Dra. Maria Izabel Alves dos Reis, Formadora Estadual do LEEI – Polo Altamira, da Articuladora da RENALFA, Profª. Lusinete Rodrigues e da Profª. Mestranda Suzane Andrade Veloso, Coordenadora da Educação Infantil do município de Altamira e Formadora Municipal do LEEI.

 

 

COMPARTILHE

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade