Altamira terá o lançamento da Rota Turística Cacau ao Chocolate

Pela primeira vez na história, a região Transamazônica terá oficialmente uma Rota Turística do Cacau ao Chocolate, ou seja, um mapeamento pensado especialmente para ajudar moradores locais e turistas a encontrar facilmente as fábricas de chocolates existentes na região, bem como conhecer, por meio de rotas, as propriedades produtoras do cacau. Antes, a rota do cacau acontecia informalmente, agora, a partir de 2024, ela foi estruturada para que os operadores de receptivo turístico existentes, como o Viverde Amazônia e Xingu Adventure.

A iniciativa é da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR), que irá lançar a Rota Turística Cacau ao Chocolate 2024 na próxima quinta-feira, 11 de janeiro, às 17 horas, no Centro de Eventos Vilmar Soares. O evento representa um marco histórico em que a região Transamazônica está prestes a desvendar seus segredos mais doces com a tão aguardada Rota Turística Cacau ao Chocolate.

O ponto chave do evento será o lançamento do material promocional da Rota, uma ferramenta indispensável para os visitantes que desejam explorar as fábricas e pontos de produção de chocolate na Região Xingu e Transamazônica. O guia detalhado e informativo disponibilizado será essencial para uma experiência turística completa e enriquecedora, com a participação de outras prefeituras da região.

Participarão do lançamento empresas renomadas, tais como: Abelha Cacau, de Altamira; Ascurra Chocolate, de Medicilândia; Sabor e Arte do Cacau, de Medicilândia; Santa Amazônia, de Anapu; Cacau Xingu, de Brasil Novo; Kakao Blumenn, de Brasil Novo; Cacauway, de Medicilândia; e Fazenda Panorama, de Uruará. Todas farão exposição em uma feira de apresentação de seus produtos. Os prefeitos de cada município das empresas representadas também marcarão presença no evento.

A feira proporcionará aos convidados a oportunidade única de conhecer e degustar os produtos locais, desde os grãos de cacau até os mais refinados chocolates artesanais. Os estandes apresentarão não apenas os produtos, mas também informações relevantes sobre as empresas, o processo de produção do chocolate, a importância da sustentabilidade na cadeia produtiva e o impacto do turismo na comunidade local.

Este evento não só oferece uma experiência sensorial enriquecedora, mas também possibilita a interação dos representantes das empresas com as práticas sustentáveis adotadas na produção de cacau e chocolate. É uma oportunidade única para estabelecer contatos valiosos e explorar as belezas naturais da região Amazônica do Pará.

Além da região Transamazônica, a Rota Turística do Cacau ao Chocolate será lançada em Belém, capital do Estado do Pará, em um evento belíssimo, programado para o dia 25 de janeiro. Junte-se a nós nesta celebração única, apoiando a produção sustentável e mergulhando na riqueza cultural e natural desta região amazônica incrível.