Campeonato de futebol promove esporte e lazer para adolescentes de Altamira

0

O Campeonato do Poeirão Sub-17 foi realizado pela primeira vez e contou com grande presença de público no estádio O Bandeirão.

No último domingo (16), foi realizada a final do primeiro “Campeonato do Poeirão Sub-17”, promovido pela prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), reunindo adolescentes de diversos bairros da cidade que tem como sonho se tornarem jogadores profissionais. Com apoio de grande torcida, a programação aconteceu no estádio Municipal José Marino Bandeira de Matos (O Bandeirão) e contou com disputas de 3º e 4º lugares, além da grande decisão, vencida pelo Independente II Esporte Clube. O objetivo do evento foi promover o esporte e garantir a inserção social entre os jovens das 6 equipes participantes.

Mesmo sendo a primeira edição do campeonato amador, os jogos foram encarados com seriedade pelos jogadores em partidas disputadas. O evento teve direito a banda para execução do hino nacional e grande participação das torcidas de cada clube. Dentro das quatro linhas, o campeonato foi decidido pelo Independente II Esporte Clube e o Valência Altamira. Após o placar por 1×1 no tempo normal, a partida foi para os pênaltis e acabou sendo vencido pelo Independente II, com o Valência Altamira ficando em segundo lugar e o Lourenço Esporte Clube ficando na terceira posição.

Um dos destaques da partida, o goleiro do Independente II, Felipe Mendes, de 16 anos, falou, bastante emocionado, sobre o título que dedicou a sua mãe. “Foi muito difícil estar aqui hoje e sou grato a Deus pelo que está me proporcionando. Se Deus me permitir, estarei aqui dando orgulho para a minha mãe, que hoje está no céu.  Esta é uma sensação muito boa (ser campeão) e uma oportunidade para mim e para outros atletas que estão aqui”, comentou.

O time do Independente II tem como presidente Elenilda Santos Farias. Ela montou a escolinha de futebol há 1 ano e 3 meses, após perder seus dois filhos. Mesmo com a dor da perda familiar e enfrentando uma depressão, Elenilda resolveu montar o time, formado por adolescentes de Altamira, visando a inserção social dos jovens e o acesso ao esporte e lazer. Após a vitória, Elenilda era só orgulho de seus atletas, que ela trata como filhos. “Esses meninos são presentes que Deus me deu e eles sabem o amor que tenho por cada um deles. Esse é o primeiro campeonato e já sair como campeão é bom demais”, declarou.

O torneio, realizado em parceria com a Liga Xingu de Futsal e Júnior Campos, representante da instituição, celebrou a parceria com o Poder Público Executivo Municipal. “Essa parceria com a Semel conseguiu dar muita visibilidade a competição. O evento foi um sucesso e seguiremos apostando nesses adolescentes. Todos eles terão um grande futuro em campeonatos no Brasil a fora”, destacou.

Segundo o titular da Semel, Victor Conde, o evento foi um sucesso e a secretaria vai seguir investindo e dando apoio a outras iniciativas como essas. “Esse é um momento único do esporte altamirense e fazer um evento com grande público é uma enorme satisfação. Ver essa criançada aqui no Poeirão é gratificante e esperamos mobilizar e apoiar outros torneios que possam gerar frutos, garantindo o desenvolvimento dos atletas e do esporte em Altamira, com o envolvimento de todos”, afirma.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade