Candidatos às eleições do Conselho Tutelar de Altamira fazem treinamento sobre atribuições do cargo de conselheiro tutelar

0

Na última sexta-feira, 28, os candidatos ao Conselho Tutelar de Altamira concluíram a segunda etapa de treinamento, que visa capacitar os candidatos a conselheiros para que, caso eleitos, estejam prontos para atuarem efetivamente na atividade de proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes de Altamira.

“A gente tá numa segunda etapa de capacitação. A gente identificou de que muitos entravam nesse processo, sem ter realmente a noção exata do que é ser um conselheiro tutelar. A gente tá aqui hoje trazendo pessoas do CRAS e CREAS pra os futuros conselheiros; o conselheiro tutelar é a porta de entrada quando é identificado um problema com a criança e adolescente”, informou Sidevaldo Maia, presidente da Comissão Eleitoral de Conselheiros Tutelares.

Durante o módulo, ministrado por profissionais especializados e experientes no campo da proteção infantil, foram abordados temas como os direitos fundamentais da infância e adolescência, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), noções de psicologia e sociologia aplicadas à infância, além de aspectos práticos de como atuar em situações de vulnerabilidade e risco.

Com a conclusão do treinamento, os candidatos estarão preparados para iniciar suas campanhas em busca da eleição aos dois conselhos tutelares. A partir deste próximo mandado (2024-2028), Altamira passa a ter dois Conselhos Tutelares em razão do município ter acima de 100 mil habitantes. E agora, ao invés de 5 eleitos, serão 10 candidatos eleitos e seus suplentes. Em setembro os candidatos darão início à etapa da campanha eleitoral, onde apresentarão suas propostas e ideias à população, buscando conquistar a confiança e o voto dos eleitores para ocuparem as vagas disponíveis nos dois conselhos tutelares.

“Já passamos pelo processo de documentação e hoje nós temos 35 candidatos, divididos em dois conselhos, 17 pra um conselho e 18 para outro. Esses que estão aqui são aqueles habilitados para concorrer ao processo eleitoral 2023. A partir de 1 de setembro até o dia 30, eles estarão efetivamente em campanha. A eleição nacional acontece dia 1º de Outubro”, esclareceu Sidevaldo Maia

O Conselho Tutelar é um órgão fundamental na proteção dos direitos da infância e adolescência. O trabalho desenvolvido por esses conselheiros é essencial para garantir que crianças e adolescentes tenham seus direitos respeitados e que vivam em um ambiente seguro e propício ao desenvolvimento pleno. Em Outubro, além de exercer direito ao voto nas eleições gerais, os cidadãos altamirenses poderão dedicar atenção especial à escolha dos representantes do Conselho Tutelar.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Wangner Lopes, concluiu que “Mostrar pra eles toda essa complexidade da política da criança e do adolescente é uma forma de trazer a consciência, aprofundar essa consciência do tamanho da responsabilidade que é assumir a função de conselheiro tutelar”.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade