Na manhã desta quarta-feira (10), o Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi palco da capacitação do programa Alfabetiza Pará, promovida pela equipe da rede municipal de ensino. A formação foi uma replicação do conteúdo recebido recentemente em Belém, por professores da Semed, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
O encontro teve como objetivo alinhar o contexto e os conteúdos do programa com os educadores locais, promovendo troca de experiências e fortalecendo o compromisso com a alfabetização na idade certa.
“Este programa faz parte de um compromisso nacional, por meio da iniciativa Criança Alfabetizada na Idade Certa, do Ministério da Educação. É um momento de partilha e construção coletiva do conhecimento”, destacou a professora Keyla Estevam, da rede municipal de ensino.
A professora da rede estadual, Lucinete Rodrigues, também participou da formação e ressaltou a importância da continuidade das ações:
“Estamos aqui para dar seguimento às atividades do Alfabetiza Pará, com foco na recomposição das aprendizagens do 3º ao 5º ano e na formação de gestores, diretores e coordenadores escolares”, afirmou.
Lucinete acrescentou ainda que, com as formações, as escolas passam a utilizar os materiais pedagógicos do programa, como a Coleção Pará da Leitura e da Escrita, que contribui diretamente para avanços significativos na educação dos estudantes da região de Altamira.
Sobre o Programa Alfabetiza Pará
Lançado há dois anos pelo Governo do Estado, o Alfabetiza Pará é um pacto de cooperação com os 144 municípios paraenses, com o objetivo de fortalecer a alfabetização nas séries iniciais. A iniciativa oferece apoio técnico, financeiro e bolsas para a capacitação de professores alfabetizadores, consolidando um regime de colaboração entre Estado e municípios.
Voltado para os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, o programa disponibiliza recursos didáticos, instrumentos pedagógicos e avaliações que ajudam a aprimorar o ensino nas redes municipais e estadual. Além disso, atende aos critérios do ICMS Educacional, aprovado em 2022 pela Assembleia Legislativa do Pará.
Entre suas ações, o programa já realizou avaliações de fluência leitora e escrita nos municípios participantes, distribui materiais didáticos de forma contínua e ainda premia escolas com os melhores desempenhos, ao mesmo tempo em que oferece suporte adicional às que apresentam maiores desafios.
Texto: Lívia Alfaia / Ascom PMA
Fotos: Mateus Luz /Ascom PMA