Chegou a vez dos idosos a partir dos 77 anos receberem a imunização contra a Covid-19, em Altamira. A coordenação de imunização da Secretaria Municipal de Saúde separou três dias, da quinta (11), sexta (12) até esta segunda-feira (15) para vacinar os idosos dessa faixa etária no Centro de Eventos, para quem for de carro recebe a dose no estilo drive thru, e também há uma equipe para imunizar os idosos no espaço coberto do local, das 09h às 16h.
Seu Valdoíno Isaias de 78 anos, que não tem medo da vacina, aproveitou o primeiro dia para garantir a imunização.
“Tem que vacinar, diz que tem gente que tem medo de vacinar por que? Nenhum laboratório vai fabricar vacinas para matar ninguém, não é isso? Então por que esse medo? Então tem que vacinar”, afirmou o idoso.
Nos dois dias que iniciou a vacinação dessa nova faixa etária de 77 anos, 356 idosos desse grupo já foram imunizados e receberam a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. Até o momento, desde o início da campanha de imunização, incluindo primeira e segunda doses, 5.786 pessoas já foram vacinadas em Altamira.
A imunização só foi possível devido a logística feita pela coordenação de imunização que, mesmo sem as vacinas dessa faixa etária ter chegado, identificou a diminuição da procura pelas doses do público alvo 85+ para o qual as vacinas disponíveis foram destinadas, e com isso, está descendo as faixas etárias e, assim vem conseguindo iniciar a imunização dos idosos com idade a partir dos 77 anos.
Quadro de vacinação até a sexta (12), em Altamira:
(D1 = Primeira dose. D2 = Segunda dose)
Profissionais da saúde
D1: 2.943
D2: 1.228
Idosos institucionalizados
D1: 17
D2: 16
Idoso 90+:
D1: 142
D2: 104
Acamados 60+ – Para realizar a vacinação desse grupo, a Coordenação de Imunização, após identificar uma baixa procura das doses pelo grupo 90+ ao qual as vacinas pertencem, decidiu imunizar os idosos acamados com as vacinas remanescentes.
D1: 130
D2: 14
Idoso 85+
D1: 281
Idoso 80+
D1: 555
Idoso 77+
D1: 356
É importante ressaltar que continuam sendo imunizadas as pessoas dos grupos prioritários já convocados para a vacinação. Os familiares ou responsáveis pelos idosos acima de 60 anos acamados, devem comparecer à Unidade Básica de Saúde mais perto de casa para solicitar que a equipe agende a aplicação da vacina na pessoa idosa.
A coordenação de imunização informa também que está fazendo a segunda dose em pessoas com faixa etária de 90 anos ou mais.