COMUNIDADES RIBERINHAS DAS RESERVAS EXTRATIVISTAS RECEBEM VACINAS CONTRA A COVID-19

0

A equipe da expedição que levou para comunidades mais distantes do centro urbano, a vacina contra a Covid-19, saiu do Porto 6, na orla de Altamira, e durante 20 dias deve subir o rio Xingu e Iriri e imunizar os ribeirinhos que residem nas reservas extrativistas.

 

“A gente chegou a um acordo de iniciar a vacina, e subir o rio todo, e vir se deslocando até retornar à Altamira”, explicou a enfermeira responsável pela coordenação do setor de imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, Jocilane Gomes.

 

A expedição deve percorrer cerca de 2 mil e 200 km de rios, considerando todo o percurso, e os dias foram contados levando em consideração o tipo de embarcação do tipo voadeira, que a equipe embarcou. Ao todo, 1.400 doses da vacina Oxford/AstraZeneca foram encaminhadas com a expectativa de imunizar os moradores dessas áreas que são, em sua grande maioria, idosos e pessoas com comorbidades que ainda não tiveram acesso ao imunizante, e que fazem parte dos grupos considerados prioritários.

 

“Não é a primeira vez que essa vacina está indo para comunidades ribeirinhas, então a equipe é bem preparada, o isopor é bem acondicionado, e está indo a quantidade suficiente para não ter riscos de perda dessa vacina e além do mais terá uma equipe de apoio aqui do outro lado, e se por ventura precisar eles vão nos acionar e passar o áudio, então sempre aconteceu perfeitamente”, afirmou Jocilane Gomes.

 

A imunização dos ribeirinhos foi iniciada na manhã da última quinta-feira, 27 de maio, na sede da associação em Altamira, para mais de 150 pessoas que vivem às margens dos rios e que, por motivos pessoais estavam na cidade.

Confira a galeria de imagens.

 

 

Assista a matéria!

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade