O desembarque do Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), José Francisco de Jesus Pantoja, e também do Diretor Estadual do Procon, Eliandro José Kogempa Barbosa, aconteceu na tarde da quinta-feira (27), no aeroporto de Altamira. A visita se dá em razão da assinatura de um convênio realizada na manhã da sexta-feira (28), entre Governo do Estado e Prefeitura de Altamira para ampliar o atendimento nos serviços de emissão de documentos e também, melhorar o atendimento dos serviços do Procon.
“Nós vamos verticalizar todas as ações da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará, em Altamira. Essa é a minha primeira viagem desde que eu assumi a secretaria, e vim para cá fazer o convênio com a Prefeitura de Altamira, e também, junto com diretor estadual do Procon, fazer com que o órgão funcione ainda mais, funcione ainda melhor. E, queremos que a SEJUDH possa dar toda a assistência que é de nossa responsabilidade no estado”, declarou o secretário da SEJUDH.
Altamira possui uma demanda de emissão de documentos diária e demorada. O convênio vem para agilizar o processo e dar maior celeridade na entrega da documentação, que segundo o secretário da SEJUDH, já é o novo modelo de RG, que possui todos os documentos pessoais em um único documento.
“A gente já emite esse documento em Belém e aqui em Altamira também, o que a gente está propondo aqui é a ampliação dos atendimentos no núcleo da SEJUDH em parceria com a Prefeitura de Altamira, e fora isso, destinar muitas ações para desafogar essa demanda que Altamira vive”, ressaltou o diretor estadual do Procon.
Eliandro Barbosa que é altamirense, afirma ainda que a visita vem trazer para a cidade melhor oferta dos serviços do Procon para os moradores locais.
“A gente assinando esse termo com a Prefeitura de Altamira para a ampliação do órgão, estamos facilitando para quem quer buscar o direito do consumidor, para que o órgão tenha mais visibilidade. Sabemos que a demanda é grande, hoje o Procon aqui, não tem fiscal, mas nós já treinamos uma pessoa na capital. E com essa visita, fazer com que o Procon tenha uma ampla divulgação e que esteja sempre em parceria com consumidor”, afirmou Eliandro Barbosa.
O secretário responsável pela SEJUDH trouxe uma ótima notícia para Altamira, informou ainda que no meio desta semana, o Governo do Estado assinou um convênio com a ONU, para que ambos possam trabalhar a questão dos refugiados.
“O Pará é o primeiro estado do norte do Brasil a ter um espaço da ONU, e nós assinamos um convênio que visa garantir a promoção da autonomia, o fortalecimento e a garantia dos direitos humanos a migrantes e refugiados presentes no Estado do Pará, e com isso, vamos poder trabalhar a questão dos refugiados que tivermos aqui em Altamira e que estejam desprotegidos”, afirmou José Francisco de Jesus Pantoja.
Participaram da reunião a coordenadora do Procon em Altamira, Cilene Brito e a Secretária Municipal de Integração Social, Maria Neves.
Assista a matéria!