Delegação de Altamira marca presença na 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente e define propostas para a etapa nacional

0

Nos dias 12 e 13 de março, uma delegação de Altamira, composta por representantes do poder público e da sociedade civil, participaram da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, que reuniu mais de 300 participantes.

Altamira foi representada por uma delegação composta por membros do Poder Público, do Setor Privado e da Sociedade Civil. Tendo os seguintes representantes: Alessandra Lima Moura, Jorge Cley Silva dos Santos, Rafael Oliveira da Silva, Silnara Carmo Bento, Margarida Pereira de Freitas, Gladson Xavier, Wesley Storch, José Roberto Prates, Josadac Marques, Sheila Juruna, João Batista Uchôa e Diego Amorim.

“Aqui, discutimos propostas que surgiram na 3ª Conferência Municipal de Altamira e que serão apresentadas na 5ª Conferência Nacional, em Brasília”, afirmou Jorge Cley.


“Avaliamos todas as propostas que possam trazer benefícios para a região do Xingu”, declarou Rafael Oliveira.
As discussões foram organizadas em cinco eixos temáticos: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Transformação Ecológica; Justiça Climática; e Governança e Educação Ambiental. Para cada um desses temas, foram aprovadas quatro propostas, totalizando 20 sugestões que serão apresentadas em Brasília entre os dias 6 e 9 de maio deste ano.

Durante o encontro, realizado em Belém, foram escolhidos os 50 delegados que representarão o Estado na fase nacional, que ocorrerá em Brasília, no mês de maio.

Confira a relação dos representantes de Altamira na fase nacional:

Poder Público
Rafael Oliveira da Silva – Delegado Titular
Silnara Carmo Bento – Delegada Suplente

Setor Privado
Josadac Marques- Delegado Titular

Sociedade Civil
Sheila Juruna- Representante Indígena- Delegada Titular
João Batista Uchôa- Delegado Titular
Diego Amorim- Delegado Suplente

Entre as propostas mais votadas, destacaram-se: a criação de políticas públicas para o repasse de recursos financeiros da União aos fundos municipais de meio ambiente; a implementação de políticas de inclusão econômica para mulheres empreendedoras, pessoas com deficiência (PCD) e grupos vulneráveis; a implementação de um plano estadual de financiamento e apoio para a erradicação de lixões; a criação de fundos estaduais e federais para repasse de recursos aos fundos municipais; e a elaboração de um Plano de Ação Climática.

Texto: Lívia Alfaia / Ascom PMA
Fotos: Ascom PMA

COMPARTILHE

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade