Dia Histórico: Prefeitura entrega Centro de Defesa Social Integrado para reforçar a segurança e cidadania de 7 bairros da cidade

0

Um dia histórico para a segurança pública de Altamira. A cidade que depois de anos figurando no topo do ranking de homicídios do Brasil, reverteu esse cenário com ações efetivas e práticas e nesta manhã de 10 de maio, recebeu mais um reforço inovador e pioneiro na região com a entrega do Centro de Defesa Social Integrado (CDSI) para a comunidade do bairro Água Azul e demais bairros vizinhos.

O CDSI é uma iniciativa inédita da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e de Articulação da Cidadania (SEGMUC), que atendeu a um apelo antigo daquele complexo de bairros que tinha registros altos de homicídios, roubos e furtos.

Só no bairro Água Azul mais de 1.500 pessoas são atendidas pelos programas sociais da Prefeitura ‘Manus’, ‘Bênção’ e ‘Esperança’, responsáveis por garantir renda, bem-estar e qualidade de vida aos moradores da localidade. E a segurança pública era um anseio antigo dos moradores, que agora passam a ter a presença de vários órgãos da segurança o dia todo.

O CDSI é um instrumento de segurança que atuará com o objetivo garantir respostas adequadas às necessidades dos moradores, oferecendo também cidadania. Serviços como emissão de 2° via de CPF, 2° via de Título de Eleitor, Carteira de Trabalho Digital, cadastro na plataforma GOV.br, além de atendimentos do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e da Guarda Municipal, estarão disponíveis à população local, garantindo uma maior agilidade e acessibilidade aos serviços.

A moradora e presidente do bairro, Cristiane da Cruz, relembra o passado da localidade com falta de iluminação e segurança e relata a atual realidade dos moradores e a expectativa com o funcionamento do CDSI. “Antes os moradores não tinham confiança de sair de casa, mas agora com a iluminação e o Centro de Segurança, o bairro está uma maravilha. A violência aqui era horrível em termos de assalto, de roubo nas casas, estava demais, com o centro, vai melhorar muito e vai ser muito bom”, comemora.

Além do bairro Água Azul, o espaço irá atender os moradores dos bairros Jatobá, Santa Benedita, São Domingos, Viena, Paixão de Cristo e Mutirão, atuando na busca efetiva de parcerias de serviços para a população, além de aproximar a segurança pública dos bairros mais distantes do grande centro.

Dona Maria Alcídia Mota, é moradora do bairro Jatobá e prestigiou a entrega do Centro. “Achei muito valioso, porque a gente vai ter uma segurança porque existe muitos roubos e assaltos aqui e com esse Centro pra nós, vai ser importante não só para os moradores daqui do Água Azul, mas também para a redondeza”, relata.

Na cerimônia de inauguração também foram entregues 9 motocicletas e uma viatura para o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), 8 motocicletas e uma viatura para a Guarda Municipal de Altamira, além de uma viatura e um drone para a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e de Articulação da Cidadania. O investimento reforça a atual frota de veículos, proporcionando mais conforto aos servidores da segurança pública e uma maior eficiência e alcance nas rondas realizadas na cidade.

O comerciante Ednaldo Silva estava com o seu comércio pronto há muito tempo, mas tinha receio de inaugurar o local por conta da insegurança do bairro. Ao saber da notícia da instalação de um Centro de Segurança no bairro decidiu que era o momento certo para abrir seu empreendimento. “Com a instalação agora, graças a Deus, tudo vai dar certo, com a bênção de Deus vai dar certo, porque vamos estar com mais segurança, vão fazer rondas de noite aqui. Acho que não só eu, como a população todinha vai se sentir segura agora”, afirma.

Ednaldo acrescenta que no período noturno os moradores tinham receio de sair de suas casas por conta da insegurança no local, mas com o Centro os moradores se sentirão mais seguros. “De noite o pessoal aqui se recolhe cedo, porque eles ficam com medo de andar na rua, mas agora não, porque você está sabendo que tem policial, guarda municipal fazendo a nossa segurança, com certeza vamos nos sentir mais a vontade de andar no nosso bairro”, celebra.

Para o comandante da Guarda Municipal, Claudemiro Ribeiro, os novos veículos representam mais conforto para os agentes e mais agilidade no atendimento à população. “Essas motocicletas e essa viatura vai contribuir muito para a continuação do nosso serviço e para o melhor atendimento à população. Com a instalação do Centro, a Guarda vai estar permanente aqui, então a gente vai ter um tempo de resposta às ocorrências muito mais rápido. Como a Guarda já vem desempenhando o serviço, a população pode esperar uma melhoria, justamente porque a guarda foi equipada agora com novas motocicletas, viaturas, então a tendência é que o trabalho ainda fique melhor”, relata.

O diretor do Demutran, Itamar Sousa Santos, destaca a relação de proximidade que a população da região terá com o órgão. “O Demutran vai estar aqui presente, a população vai ter mais proximidade de estar conosco, tirando as dúvidas, a gente vai estar aqui para somar com a população e dar o apoio necessário. Estamos prontos para atender a população, e sempre que a população precisar no dia a dia, iremos estar aqui com todos os órgãos integrados”, afirma.

O evento contou com a participação maciça de servidores da segurança pública municipal, estadual e federal, como a presença da Força Nacional, do Departamento de Trânsito do Estado do Pará, Corpo de Bombeiros, Exército Nacional, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal e o Departamento Municipal de Trânsito.

O Centro está localizado no bairro Água Azul, rua Pacajá, n° 147. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Com a medida inovadora, o governo Mais Vida Mais Futuro assume mais uma vez o protagonismo e a referência na região Xingu, com um revolucionário instrumento em prol da segurança e do bem-estar da cidade.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade