A Prefeitura Municipal de Altamira, por intermédio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu na última terça-feira, 29 de abril, o encerramento do projeto “Valorização dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais”, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Kirinapan Kuruaya, situada no Reassentamento Urbano Coletivo (RUC) Tavaquara, a aproximadamente 8 quilômetros da sede do município.
A iniciativa teve como propósito incentivar o reconhecimento e a preservação da herança cultural dos povos indígenas Xipaia, Kuruaya, Juruna e Parakanã, reforçando a identidade étnica e a resistência dessas comunidades. O projeto utilizou práticas pedagógicas que incorporam os conhecimentos tradicionais ao ambiente escolar, alinhando-se às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à Lei nº 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena nas instituições de ensino.
“Através de ações como esta, reafirmamos o valor dos saberes indígenas como parte fundamental da formação cidadã e da construção de uma sociedade mais inclusiva, plural e respeitosa”, destacou a secretária municipal de educação, Keila Pedrosa.
Durante a culminância do projeto, alunos dos 3º e 4º anos apresentaram uma mostra gastronômica com alimentos típicos dos povos indígenas. Entre os itens expostos estavam milho, macaxeira, matcharear, tapioca, banana e beju — cada um representando uma forte conexão com os costumes, a história e o meio ambiente.
Mais do que simples nutrição, a alimentação indígena reflete uma relação profunda com a terra, os ciclos da natureza e os ensinamentos ancestrais, passados de geração em geração. Os pratos, ainda que preparados com simplicidade, são ricos em significados e carregam os valores da coletividade, da partilha e do respeito pela vida em harmonia com a natureza.
Texto: Ascom PMA
Fotos: Semed PMA