Educadores Indígenas participam de formação do Programa LEEI

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Ao pensar a cultura escrita como predominante dentro de uma sociedade oralizada, a escola recai no erro de priorizar apenas “ensinar o código da língua escrita”, no entanto, a alfabetização e o letramento devem ter um sentido mais amplo, em que o social esteja presente.

Dentro dessa perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da equipe de professoras formadoras do Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), realizou formação com professores e coordenadores da Educação Escolar Indígena. O Encontro Formativo abrangeu dois módulos de estudos com os temas: “O Direito à Linguagem Oral e Escrita” e “O Currículo na Educação Infantil e suas Interfaces com as Linguagens Infantis”.“Essa formação está sendo riquíssima. Há muito tempo esperávamos por uma formação como essa. Estamos levando, além de conhecimentos, jogos e sugestões de atividades que vão contribuir muito com o ensino e aprendizagem das nossas crianças”, afirma o professor Robenilson B. Lima, da Aldeia Bacajá – Pólo Be Pryti.

O objetivo do LEEI é ofertar formação continuada a profissionais da educação infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, de maneira a apoiar teórica e metodologicamente docentes para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças com a linguagem escrita. Nesse sentido, o programa busca o respeito às especificidades da primeira infância e às noções de leitura e escrita como práticas sociais que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras nesse ciclo de vida.

Na região norte, o LEEI trabalha olhando as diversidades regionais, com foco na criança ribeirinha, criança indígena, criança quilombola, criança das áreas urbanas e crianças das áreas rurais. Todas as infâncias serão consideradas respeitando os seus territórios, respeitando as especificidades da primeira infância e as noções de leitura e de escrita como práticas sociais que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras neste ciclo de vida. A formação em Altamira foi idealizada pela equipe do Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), composta por Anne Tamires Lopes Monteiro, Hortência Layane Sousa Costa, Ozenilda Sales de Souza, Rosa da Silva Torres e Suzane Andrade Veloso.

Por: Socorro Bragança

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