Dois dos 12 atletas da equipe MTB Superbike de ciclismo de Altamira se preparam para viajar até Belém, capital paraense, para participar do Campeonato Paraense de Ciclismo de Estrada 2023, que acontecerá nos dias 03 e 04 de junho, após a equipe receber o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, da prefeitura de Altamira.
“A gente sabe que o esporte tem um papel fundamental no desenvolvimento das pessoas, e sem dúvidas, que com mais incentivo, nós conseguiremos fazer com que Altamira seja um celeiro de grandes atletas e de pessoas do bem”, explica Victor Conde, secretário municipal de esportes.
Os incentivos recebidos pela equipe estão permitindo que João Paulo, aos 16 anos, possa ver na prática esportiva, uma oportunidade de carreira. O treinador Silas Dias, fala sobre a importância de incentivar o esporte amador.
“O esporte amador ele é praticado por paixão, e o incentivo do poder público dá um gás importante para os atletas seguirem com os treinos. O apoio da prefeitura de Altamira, por meio da secretaria de esportes, é importante para que os atletas sigam acreditando no esporte como oportunidade de mudança de vida, proporcionando o destaque no cenário estadual”, declara.
Com pequenas iniciativas que permitem o destaque de jovens atletas nas mais variadas modalidades esportivas, o secretário municipal de esportes, Victor Conde destaca o papel da secretaria na vida dos jovens altamirenses.
“Nós temos o comprometimento de entender quais são as necessidades de cada modalidade, tendo em vista que são muitos esportes praticados no município, e através disso a gente incentivar e fazer com que outras pessoas, outros jovens consigam espaço nas modalidades, fazendo com que esse incentivo chegue em todas as pontas”, afirma.
Dentre os atletas que despontam na equipe, João Paulo aos 16 anos, tem a chance de trazer medalha para Altamira. O jovem, que já foi segundo lugar em um campeonato paraense, conta a experiência do podium, atrás somente de um atleta com vasto currículo de competições.
“Foi uma corrida no campeonato paraense e consegui tirar um bom resultado, quase consegui trazer o melhor resultado pra nós, o lugar mais alto do podium, e cheguei atrás de um atleta de alto rendimento que já corre há bastante tempo. E no final da semana tem mais uma competição e eu quero trazer o melhor resultado para nós altamirenses”, afirma.
Sabendo das dificuldades que o ciclismo possui, devido ao custo elevado em peças e componentes, o empresário Ronildo Grisoste, da Trilha Bicicletaria, que apoia a prática do esporte na cidade, comentou sobre a importante iniciativa da prefeitura em apoiar e incentivar a prática do esporte no município.
“Com esse auxÍlio que a prefeitura tá dando, essa equipe sendo mais vista, mais assistida, outras pessoas sentem aquela emoção e aquele desejo de também estar junto, então isso alavanca bastante o comércio na área do ciclismo, e de todos os esportes, porque uma coisa vai puxando a outra e pro comércio em geral, isso é muito bom”, e conclui falando que “pra gente que é comerciante e que trabalha na área, isso é muito importante e gratificante”.
O atleta aproveita a oportunidade para agradecer o apoio da secretaria de esportes.
“Quero agradecer bastante a prefeitura de Altamira por nos ajudar a ir para essas corridas fora, e eu quero trazer bastante títulos para nossa cidade”, ressalta o jovem ciclista.