Escolas de Altamira participam da Olimpíada Brasileira de Matemática

0

Na terça-feira (30/05), estudantes de escolas públicas de Altamira realizaram a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). A prova, composta por 20 questões objetivas, foi aplicada em todos os municípios do Brasil. Os alunos tiveram 2h30 minutos para resolver as questões, que foram adaptadas de acordo com o nível de escolaridade: Nível 1 (6º e 7º anos) e Nível 2 (8º e 9º anos).

A OBMEP é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e é uma competição nacional. Seu objetivo principal é estimular o estudo da matemática e incentivar os estudantes a aplicarem seus conhecimentos na prática, além de identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da educação. Como forma de incentivo, a OBMEP premia alguns alunos com medalhas de ouro, prata ou bronze com base no desempenho nas provas.

Em Altamira, escolas da zona urbana e rural aplicaram as provas para os alunos, incluindo a Escola Getúlio Vargas, localizada na cidade, e as escolas anexas da comunidade Itapuama e São Benedito, na área rural. A diretora da Escola Getúlio Vargas ressaltou a importância da OBMEP no contexto escolar, mencionando o estímulo ao estudo da matemática.

Além disso, temos ainda o incentivo aos estudantes a se interessarem pela disciplina e a se dedicarem ao seu estudo, e através dessa avaliação podemos identificar talentos da matemática, incentivando-os a seguir carreiras nas áreas de ciências exatas e tecnológicas”, ressalta.

A OBMEP é aberta a estudantes de escolas públicas e privadas, e a competição ocorre em duas fases, divididas em três níveis:

Nível I: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental;

Nível II: alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental;

Nível III: estudantes das três séries do Ensino Médio.

Na primeira fase, ocorre uma prova objetiva eliminatória, com 20 questões de múltipla escolha. A divulgação dos classificados, baseada nas melhores notas, está prevista para o dia 2 de agosto. Os estudantes classificados avançarão para a segunda fase, que consiste em uma prova discursiva com seis questões, a ser realizada no dia 7 de outubro.

A diretora da escola Marinilde Vieira enfatizou o reconhecimento do trabalho dos professores, que promovem a capacitação e aprimoram o ensino da disciplina.

“A competição também promove o desafio e a superação, incentivando os alunos a se esforçarem e a perseverarem em busca de melhores resultados, que não devem ser somente premiação de medalhas, mas a melhoria da qualidade do ensino da matemática para o desenvolvimento de habilidades essenciais nos estudantes”, concluiu.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade